Chevrolet Onix Plus domina o mercado de seminovos: Descubra se vale a pena comprar o sedã por R$ 60 mil em 2024.
O Chevrolet Onix Plus, a versão sedã do icônico Onix, foi lançado no final de 2019 com o objetivo de substituir o popular Prisma. No entanto, o Prisma Joy ainda permaneceu disponível por algum tempo como uma opção de entrada. Desde então, o Onix Plus tem se destacado no mercado automotivo, consolidando-se como uma das opções mais procuradas entre os sedãs compactos. Com preços acessíveis, especialmente no mercado de usados, o modelo tem atraído motoristas em busca de economia, tecnologia e confiabilidade.
Um pouco da história do Chevrolet Onix Plus no mercado automotivo
O Plus chegou na versão básica chamada de Onix, além da LT, LTZ e a estreante Premier. O destaque é o espaço interno, que cresceu em relação ao Prisma. No total, são 4,47 m de comprimento (19 cm a mais), 1,74 m de largura (4 cm), distância de entre-eixos de 2,60 cm (8 cm). Já o porta-malas é menor, 469 litros ante os 500 litros do Prisma.
Entre as opções de motor, o sedã estreou o Ecotec de três cilindros em duas configurações: a 1.0 12V aspirada (até 82 cv/10,6 kgfm) e 1.0 12V com turbo (até 116 cv/16,8 kgfm), ambas associadas ao câmbio manual ou automático, sempre com seis marchas.
- Como lavar o motor do carro: garanta uma manutenção eficiente sem comprometer a parte elétrica
- Os 5 principais defeitos crônicos do motor EA-111 da Volkswagen: Fox, Gol, Polo, Voyage, Saveiro e Golf
- As 5 caminhonetes que chegarão no Brasil em 2025
- Hyundai Elantra, equipado com motor 1.8 super potente, porta-malas gigante de 420 litros, faz 12,7 km/l na estrada, além de ser bastante espaçoso, é o carro ideal para quem não quer gastar mais de R$ 60 mil!
Na lista de equipamentos de itens de série, desde os modelos mais simples, o cliente já é contemplado com seis airbags, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e tração, entradas USB dianteira e traseira, rádio, faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas, sistema OnStar e Wifi, controlador de velocidade de cruzeiro, entre outros itens que eram reservados para as versões mais caras.
Qual a melhor versão do sedã da Chevrolet para comprar em 2024?
Todas as unidades do Chevrolet Onix Plus apresentam suas qualidades e níveis de conforto, conforme a versão e o que mais destaca o modelo no mercado automotivo é seu ótimo custo-benefício. Desde a versão mais simples, sem dominação do Onix Plus, o sedã da Chevrolet já vem bem equipado com importantes itens de segurança como, por exemplo, os seis airbags, conforme citado acima.
Com preços que partem dos R$ 60 mil para um modelo 2020, segundo a tabela Fipe, nos principais sites é possível encontrar unidades do Chevrolet Onix Plus com até 20% abaixo da tabela oficial.
No consumo, 1.0 aspirada com câmbio manual consegue fazer até 10,1 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada (etanol) e 14,3 km/l na cidade e 17,7 km/l na estrada (gasolina). Caso faça questão da automática, é importante saber que ela também possui sua legião de fãs e sai muito bem no mercado automotivo de usados.
O que notar na hora da compra?
Na hora de comprar o Chevrolet Onix Plus é importante ficar atento a alguns pontos. Olhe por baixo e avalie raspões na parte do para-choque e principalmente do cárter que pode vazar óleo dependendo do dano causado pela pancada. A dica é instalar protetor de cárter, formado por uma placa de aço, em lojas especializadas.
Mesmo em carros com baixa quilometragem, as reclamações no sistema de freios também não são um caso isolado. Um dos ruídos originados surge na parte traseira, mais especificamente por conta da folga nos calços das lonas dos freios traseiros, problema crônico que impacta também a linha Tracker.
No final de 2019 a marca convocou as unidades do Chevrolet Onix Plus modelo 2020 fabricadas nos dias 29 de abril de 2019 a 06 de novembro de 2019. O serviço é para atualização da calibração do módulo de controle do motor e ainda pode ser agendado junto à rede de concessionárias e oficinas autorizadas da marca.