Consumidores passam a usar biogás (GNC) ao invés de GNV em seus veículos e afirmam ter economia absurda

Valdemar Medeiros
por
-
29-06-2021 12:57:40
em Petróleo, Óleo e Gás
Consumidores - biogás - GNV - veículos O biogás pode ser usado por qualquer carro que tenha kit gás instalado Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo

Após o GNV receber um aumento de 39% da Petrobras, consumidores encontraram uma “nova” opção para abastecer seus veículos: o biogás (GNC), que dura mais e ainda é mais barato

Para fugir dos altos preços da gasolina, do diesel e do etanol, consumidores recorriam ao uso de Gás Natural Veicular (GNV), porém até mesmo esse combustível tem saído caro, tendo como alternativa agora o biogás (GNC).

Leia também

Aumento do GNV afeta o bolso dos consumidores

No mês de abril, a Petrobras anunciou um aumento de 39% no GNV para as distribuidoras. O preço final para os consumidores, em maio, de acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) bateu um preço de R$ 4,199 em alguns pontos da cidade do Rio de Janeiro. Sendo assim, apesar de não ser uma solução atualizada, o biogás (GNC) está ganhando popularidade por render mais nos veículos e ainda ser mais barato no bolso dos consumidores.

Glauber dos Santos, de 32 anos, motorista de aplicativo, afirma que começou a utilizar o biogás por indicação de colegas, que usaram em seus veículos. Segundo ele, que possui um carro 1.0, com um cilindro de 8m³ consegue fazer um percurso 120 quilômetros com o tanque cheio com GNV, já com GNC consegue fazer 150 quilômetros.

A voz de um especialista e a possível expansão do biogás – GNC

De acordo com Jorge Mathuiy, diretor comercial da indústria de cilindros MAT, enquanto o GNV pode ser retirado de fontes ligadas ao petróleo, por exemplo, o GNC tem características parecidas, entretanto é extraído de matérias orgânicas que vem de aterros sanitários, bagaços de cana-de-açúcar e compostagens.

Após ser extraído, o GNC é colocado em um caminhão e levado diretamente aos consumidores. Mathuiy afirma que, atualmente, cerca de dez postos do Rio oferecem esse tipo de combustível, mas deve ter um aumento significativo até o fim do ano, tendo em vista que ele tem um custo de aquisição mais barato e é completamente seguro.

O Biogás (GNC) e suas vantagens para os consumidores

Wallace Reis, um proprietário de seis postos do Rio de janeiro, afirma que começou a oferecer biogás há cerca de um ano, por conta de sua alta eficiência. Ele afirma que muitos clientes nem se dão conta que estão abastecendo com biogás, pois é um processo parecido com o do GNV. Ele afirma que os clientes sempre retornam após perceber os resultados nos veículos.

Outro grande benefício do biogás é a sua maior segurança. Por ele ser mais leve que o ar, caso ocorra vazamento, o gás é facilmente dissipado, o que reduz o risco de explosões ou incêndios. Enquanto a gasolina inflama a 300ºC e o álcool à 200ºC, o biogás inflama a uma temperatura superior a 620ºC.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.