1. Início
  2. / Logística e Transporte
  3. / Complexo industrial e de logística do Enseada, em Maragogipe (BA), vira palco de apoio logístico e recebe 40 aerogeradores, com pás de 76 metros e 22 toneladas, ocupando área de 750 mil m²
Localização BA Tempo de leitura 2 min de leitura

Complexo industrial e de logística do Enseada, em Maragogipe (BA), vira palco de apoio logístico e recebe 40 aerogeradores, com pás de 76 metros e 22 toneladas, ocupando área de 750 mil m²

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 02/04/2023 às 21:49
parque eólico, logística e Enseada
Reprodução: PortoseNavios

A operação foi simulada previamente por profissionais do complexo industrial, logística e mecânico e contou com a ajuda de software e teste de cais para a logística, na cidade de Maragogipe (BA)

Uma solução desenvolvida por um profissional da área de engenharia mecânica contribuiu para a implantação do projeto eólico Tanque Novo, no estado da Bahia. A utilização dessa tecnologia para logística do parque eólico se deu graças a seu transporte em tempo recorde, desde a saída da China até o desembarque no terminal de uso privado do complexo industrial e de logística do Enseada, na região de Maragogipe, na Bahia.

No total, 40 aerogeradores fabricados pela Goldwind foram recebidos, armazenados na região de alfândega com extensão próxima a 750 mil m² do Enseada e transportados até o destino, a cerca de 1.000 km de distância do complexo.

A inovação tecnológica para a logística do parque eólico foi pensada em conjunto com profissionais do Enseada para garantir uma operação mais segura e produtiva

Segundo o engenheiro responsável, a solução inovadora para o parque eólico foi pensada e realizada juntamente com a equipe do Enseada, submetida a simulações em softwares de engenharia e a testes no complexo industrial e de logística, localizado na região do recôncavo baiano, mais especificamente no município de Maragogipe. O objetivo da parceria é garantir uma operação segura, sem falhas durante todo o processo.

Ainda segundo ele, a Bahia tem no Enseada um complexo naval, portuário de logística e industrial de classe mundial, fruto de um investimento privado de R$ 3 bilhões, que está pronto para gerar ainda mais empregos qualificados no estado, sobretudo na área relacionada ao parque eólico. 

Segundo o site Portos e Navios, a inauguração do parque eólico Tanque Novo está marcada para o mês de abril. De acordo com o CEO da CNG Brasil, multinacional do setor de engenharia responsável pelo parque eólico gerador, a logística das obras realizadas irão garantir ao estado da Bahia uma posição de protagonismo na geração de energia limpa e renovável no país. Ele afirma ainda que a parceria com o Enseada e com o governo baiano tem sido fundamental para a concretização do projeto. Tal parceria público-privada pode ser positiva, tanto para as empresas, quanto para a população.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos