A BMW está testando seu novo carro movido a hidrogênio em condições extremas na Suécia. O BMW iX5, que não utiliza gasolina para se locomover, conta com um motor de 374 cavalos
Após ser apresentado em setembro no Salão de Munique, o BMW iX5 Hydrogen foi testado no círculo polar ártico, em Arjeplog, na Suécia, lugar onde diversos testes da BMW já foram realizados. De acordo com a montadora, o seu novo carro movido a hidrogênio está passando por vários testes em condições extremas de clima, com o intuito de ser uma alternativa para a gasolina. Isso envolve testes de validação do sistema de células de combustível, bateria, tanques de hidrogênio, testes funcionais e unidade central de controle de veículos.
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BMW se pronuncia sobre os testes do carro movido a hidrogênio
A montadora tem como missão produzir uma série pequena do BMW iX5 no fim deste ano, e também planeja contribuir com a expansão da rede de estações de abastecimento de hidrogênio, como uma alternativa à gasolina.
De acordo com o Membro do Conselho de Administração da BMW AG, Frank Weber, os testes de inverno em condições de clima extremas mostram claramente que o BMW iX5 também pode disponibilizar um desempenho total de temperaturas a -20° C e, sendo assim, representa uma alternativa viável a um carro movido por um sistema de acionamento elétrico à bateria.
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Weber afirma que, para poder oferecer aos clientes um carro movido a hidrogênio como uma solução de mobilidade sustentável e atraente, também deve ser disponibilizada uma infraestrutura do combustível, que substituirá a gasolina, suficientemente extensa.
Carro movido a hidrogênio da BMW conta com 374 cavalos de potência
O BMW iX5 conta com um sistema de propulsão que utiliza hidrogênio como combustível, transformando o mesmo em eletricidade e gerando uma potência elétrica de 170 cavalos. Diferentemente da gasolina, que gera gases poluentes, o carro movido a hidrogênio gera apenas vapor de água com zero emissões de CO2. O motor do BMW iX5 atua como um gerador nas fases de frenagem e desaceleração, alimentando a bateria.
A energia da bateria também é liberada durante a condução de forma mais esportiva, disponibilizando uma potência total de 374 cavalos. O carro movido a hidrogênio armazena o combustível em dois tanques de fibra de carbono, que juntos suportam até seis quilos do gás e levam cerca de 4 minutos para ficarem totalmente cheios.
A neve forte e os pisos recobertos de gelo do local de testes trouxeram desafios para o acerto de sistemas eletrônicos de controle, suspensão, tração integral e direção, sem falar na resistência da bateria e dos componentes de motor em ambientes de baixa temperatura.
Yamaha desenvolve motor V8 a hidrogênio
A Yamaha, uma marca bem famosa pela produção de propulsores para o setor automotivo, está se mantendo forte na engenharia futurística e lançou o primeiro Motor V8 movido a hidrogênio.
Com o combustível surgindo como uma forma de evitar o uso da gasolina, a Yamaha modificou seu motor V8 para que isso fosse possível. A japonesa utilizou o LC500 e o LC-F como base para o novo motor e, como resultado, o propulsor é capaz de entregar 55,1 kgfm de torque e 455,5 cavalos de potência.