1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Cientistas brasileiros encontram tarântula infectada com fungo zumbi que surpreende a ciência e revela comportamento raro na Amazônia
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Cientistas brasileiros encontram tarântula infectada com fungo zumbi que surpreende a ciência e revela comportamento raro na Amazônia

Publicado em 18/02/2026 às 08:47
Atualizado em 18/02/2026 às 08:48
Fungo, Tarântula
Imagem: Arquivo pessoal
  • Reação
1 pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo

Registro raro feito por pesquisadores brasileiros e dinamarqueses amplia conhecimento sobre relações entre fungos e aracnídeos e reforça valor da pesquisa científica na Amazônia

Pesquisadores brasileiros e dinamarqueses deram um passo importante para a compreensão da relação entre fungos e aracnídeos ao registrar, pela primeira vez, um fungo da espécie Cordyceps caloceroides parasitando uma tarântula da espécie Theraphosa blondii.

O trabalho envolve cientistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade de Copenhague (UCPH) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e chama atenção por revelar uma associação rara na natureza.

Os fungos do gênero Cordyceps ficaram conhecidos do grande público após a série The Last of Us, na qual são retratados como capazes de controlar humanos e provocar um apocalipse zumbi.

Na realidade, esses organismos infectam insetos e artrópodes, interferindo em seu sistema nervoso e alterando seus comportamentos.

Achado ocorreu durante atividade de campo na Amazônia

O parasita e seu hospedeiro foram encontrados em janeiro por Lara Fritzsche, estudante de Ciências Ambientais da UCPH, durante atividades do Tropical Mycology Field Course.

O curso, organizado pelo biólogo João Paulo Machado de Araújo, professor da UCPH, reuniu especialistas da Dinamarca e do Brasil na Reserva Ducke, área próxima a Manaus.

A descoberta foi divulgada por Elisandro Ricardo Drechsler-Santos, professor do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas da UFSC e coordenador do grupo de pesquisa MIND.Funga, em suas redes sociais.

Relação rara e altamente especializada

Segundo Elisandro, embora fungos semelhantes possam existir em outros biomas brasileiros, inclusive em Santa Catarina, o espécime identificado na Amazônia possui grande relevância científica.

Em entrevista ao portal A Crítica, ele explica que os fungos desse grupo apresentam níveis muito altos de especialização.

O exemplo clássico é a espécie X do fungo que ataca a espécie Y da formiga. São relações que muitas vezes se estabeleceram há 50 milhões de anos. Estudos comprovam, no caso das formigas. Enquanto com aracnídeos é muito raro e muito difícil de encontrar”, afirmou ao portal A Crítica.

Muitas perguntas ainda sem resposta sobre o fungo

O professor também esclarece que o Cordyceps se propaga por esporos que infectam seus hospedeiros. No entanto, ainda há poucas informações sobre como ocorre esse processo especificamente em aranhas.

Muito provavelmente os esporos caem sobre o corpo das aranhas, ou elas passam no solo onde esses esporos já germinaram e acabam se contaminando de alguma forma”, explicou.

Curiosidade impulsionada pela cultura pop

Para Elisandro, a popularidade de The Last of Us ajudou a despertar o interesse do público pela micologia.

Ele comentou que a série “fez um grande serviço para a micologia do mundo todo”, ao chamar atenção para um grupo de organismos considerado importante, mas historicamente negligenciado pela ciência e pelos financiamentos.

Seu primeiro vídeo sobre a descoberta teve mais de 2 milhões de visualizações. “Encontrar e registrar uma espécie rara como essa é, sim, muito emocionante para quem faz ciência no nosso país”, completou.

A pesquisa reforça a relevância da Amazônia como espaço fundamental para novos registros biológicos e amplia o conhecimento sobre interações pouco documentadas entre fungos e aracnídeos, abrindo caminho para estudos futuros.

Com informações de Notícias.ufsc.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Romário Pereira de Carvalho

Já publiquei milhares de matérias em portais reconhecidos, sempre com foco em conteúdo informativo, direto e com valor para o leitor. Fique à vontade para enviar sugestões ou perguntas

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x