Você deixaria o carro em casa em troca de três anos de transporte gratuito? Em Barcelona, na Espanha, essa pergunta deixou de ser teórica. A cidade lançou um programa inédito que promete revolucionar a mobilidade urbana: qualquer morador que abrir mão de seu carro ganha um cartão de transporte gratuito, válido por três anos, e a chance de participar de uma verdadeira transformação ambiental. Parece um sonho? Pois bem, é realidade, e os números mostram que está funcionando.
Com o novo programa de transporte gratuito, Barcelona tem como meta reduzir a presença de carros, especialmente os antigos e sem certificação ambiental, que são grandes responsáveis pelas emissões de gases poluentes. Para se qualificar, o morador deve vender seu veículo ou comprovar que abriu mão dele e, em troca, recebe um passe ilimitado para usar ônibus, metrôs e trens na área metropolitana.
Esse “cartão verde” é pessoal e intransferível, garantindo que o beneficiário realmente adote o transporte público durante o período. E tem mais uma exigência: quem optar pelo benefício não pode adquirir um novo veículo enquanto o passe gratuito estiver ativo. A cidade, portanto, ganha com menos poluição e congestionamento, e os cidadãos com mais qualidade de vida.
Efeitos imediatos com o transporte gratuito: menos carros e mais mobilidade
Desde o lançamento, a medida gerou uma resposta impressionante. Até agora, a prefeitura emitiu aproximadamente 12.000 bilhetes metropolitanos de transporte gratuito. Esse número equivale a mais de dez mil carros e cerca de duas mil motocicletas a menos nas ruas de Barcelona. Entre os veículos aposentados, 66% funcionavam a gasolina e 34% a diesel, indicando uma queda considerável nas emissões de poluentes.
-
Toyota Corolla Cross 2027 ganha novo visual, com foco em economia, revisões com preço reduzido, mais tecnologia, serviços conectados e garantia de até 10 anos
-
Custando menos de R$ 65 mil, esse sedã automático da Fiat oferece 525 litros de porta-malas, motor 1.8 de até 139cv, sendo uma boa opção para família ou para quem busca um carro com espaço interno e manutenção conhecida no mercado: conheça o Fiat Cronos Precision 2018
-
Volkswagen vai deixar de fabricar esses modelos e cortar 1 milhão de carros da produção até 2030, enquanto elimina 50 mil empregos, reduz plataformas e aposta em veículos que realmente dão lucro no mercado
-
Toyota estreia no Brasil seu primeiro carro 100% elétrico com 343 cv, tração integral, autonomia de 361 km e preço de R$ 419.990, mas apenas 99 compradores poderão levar o bZ4X para casa
As melhorias não param aí: a diminuição do número de carros trouxe benefícios visíveis, como menos congestionamento, redução dos níveis de poluição e ar mais limpo. Isso impacta diretamente a saúde pública, já que os moradores agora respiram um ar menos poluído e estão menos expostos aos riscos respiratórios e cardiovasculares causados pela poluição veicular.
Reflexos para o futuro: como o Brasil pode aprender com Barcelona
Enquanto Barcelona colhe os frutos de uma cidade mais limpa e sustentável, outras cidades ao redor do mundo estão de olho em suas ações inovadoras. No Brasil, localidades como Recife e Fortaleza começam a avaliar políticas semelhantes. Inspiradas pelo transporte gratuito de Barcelona, essas cidades estudam adotar um planejamento urbano que priorize o pedestre e o transporte público, enfrentando de frente os desafios da mobilidade urbana.
Para o Brasil, porém, o caminho exige um esforço considerável: melhorias nas calçadas, aumento da iluminação pública e segurança para pedestres são pontos cruciais para tornar o ambiente urbano mais convidativo. As prefeituras precisarão investir em infraestrutura de qualidade e oferecer uma alternativa viável e atraente ao uso de carros.
Nova era de mobilidade
O programa de transporte gratuito de Barcelona não apenas diminui o número de carros na cidade; ele aponta para uma nova era de mobilidade sustentável. À medida que o ar melhora e os congestionamentos diminuem, a cidade vê se consolidar uma mentalidade verde, que prioriza o bem-estar coletivo e incentiva os moradores a pensarem duas vezes antes de pegar o carro.
