Aker BP pode aplicar investimentos no mercado de petróleo e gás brasileiro se houver oportunidade
A Aker BP pode expandir seus investimentos de petróleo e gás para outros países se encontrar oportunidades competitivas no exterior, disse seu presidente-executivo na quinta-feira. Qualquer movimento para investir fora de sua Noruega natal seria uma mudança de estratégia para a Aker BP, que foi fundada em 2016 por meio da combinação da unidade norueguesa da BP com ativos de petróleo e gás controlados pela Aker.
Leia também
Brasil no radar para investimentos
Entre os locais que a empresa examinou está o Brasil, onde uma de suas empresas irmãs, a empresa de engenharia Aker Solutions, faz negócios no ramo de petróleo há anos, disse o presidente-executivo da Aker BP, Karl Johnny Hersvik, em uma entrevista.
“O Brasil é um mercado de petróleo interessante. É uma região altamente prolífica”, disse Hersvik, mas acrescentou que ainda não encontrou ativos que justifiquem um investimento lá. A estatal brasileira operadora Petrobras, que busca saldar dívidas e aprimorar seu foco, colocou no ano passado à venda os campos de Albacora e Albacora Leste, com uma produção diária combinada de cerca de 77.000 barris de óleo equivalente. “Analisamos aquela campanha de desinvestimento e decidimos não participar”, disse ele sobre os dois campos de Albacora.
- Brasileiro descobre maior reserva de petróleo do planeta: 14 bilhões de barris e gás natural suficiente para 29 anos!
- OEC Brilha no Cenário Internacional com Projetos Destaques no Brasil e Panamá
- Mais de 1 milhão de barris: envio de petróleo da Rússia para Coreia do Norte em troca de soldados e armas na guerra contra Ucrânia
- Bacia de Campos terá R$ 130 bilhões em investimentos, 25 mil empregos e nova era energética para o Brasil
CEO da empresa afirma que as empresas devem sair do seu ciclo de investimentos
A Aker BP já planeja uma grande expansão na Noruega, com uma dúzia de projetos que devem entrar em operação nos próximos anos e com um pacote de incentivos fiscais introduzido pelo parlamento do país para impulsionar a atividade.
“Qualquer entrada fora da plataforma continental norueguesa (NCS), mas também atividades de fusões e aquisições na NCS precisam fazer sentido nesse contexto”, disse Hersvik.
A Aker BP, que no ano passado bombeou 210.700 barris de óleo equivalente por dia (boepd), planeja aumentar sua produção na Noruega em 70% para mais de 350.000 boepd em 2028, anunciou na quinta-feira.
O bilionário norueguês Kjell Inge Roekke detém 40% das ações da Aker BP por meio de sua firma de investimentos Aker, enquanto a britânica BP detém 30% das ações. As ações da Aker BP foram negociadas 2,3% mais baixas no dia, às 13h12 GMT, com desempenho inferior a uma queda média de 0,3% nas ações europeias de petróleo e gás.