MENU
Menu
Início CENTEC abre 45 vagas em curso gratuito de energia solar fotovoltaica

CENTEC abre 45 vagas em curso gratuito de energia solar fotovoltaica

8 de agosto de 2023 às 17:37
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
CENTEC abre 45 vagas em curso gratuito de energia solar fotovoltaica
Foto: Freepik

O Centec está com dezenas de vagas em um curso gratuito de energia solar com destinado aos jovens e adolescentes que desejam entrar e conhecer de perto o mercado.

A Secretaria da Ciência, Tecologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), através do Instituto Centec, anunciou a abertura das inscrições para o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de energia solar fotovoltaica até esta sexta-feira (11) ou até o preenchimento total de vagas.

As aulas do curso gratuito estão previstas para começarem já no dia 28 de agosto e serão realizadas no CVTec de São Gonçalo do Amarante (Região Metropolitana de Fortaleza).

Artigos recomendados

Conheça melhor o curso gratuito de energia solar ofertado pelo CENTEC

Com foco em atender a uma demanda crescente de profissionais qualificados no setor e auxiliar na transição energética do estado, a iniciativa tem como foco capacitar estes profissionais com as habilidades necessárias para atuar no mercado de energia solar, setor que vem se expandindo no cenário nacional, atraindo investimento, em especial, ao Ceará.

Este é o primeiro curso do Centec com foco no setor de energia limpa. Nele serão distribuídas 45 vagas em três turnos, sendo eles manhã, tarde e noite, sendo 15 vagaspor turno, com carga horária de 160h de duração de 2 meses e capacitação. Todos os alunos aprovados recebem certificado.

Segundo o diretor de Extensão Tecnológica e Inovação, Cleyton Monte, a diretoria do Centec reconhece a importância da demanda da empregabilidade sobre o segmento de energia solar, com a demanda de se ter profissionais qualificados, num esforço conjunto com o Governo do Ceará para a transição energética e desenvolvimento sustentável. Segundo Cleyton, as primeiras turmas Centec do curso gratuito de energia solar começam já em agosto.

Neste primeiro momento, em São Gonçalo do Amarante, entretanto o foco é expandir futuramente e ofertar o curso para outros municípios do interior do estado, para que estes profissionais qualificados pelo Centec possam estar inseridos nesse esforço do Governo do Ceará de transição energética, com energias sustentáveis contribuindo para o desenvolvimento e a geração de renda local.

Saiba como se inscrever no curso gratuito de Energia solar

Os interessados em se inscrever na formação do Centec devem se dirigir à sede do CVTec de São Gonçalo do Amarante, localizado na Rua Estrada da Liberdade, s/n – Liberdade, portando documentação completa exigida e comprovante de cadastro dos programas sociais para quem possui cadastro.

O curso tem como foco jovens e adultos que tenham interesse em se capacitar no setor, profissionais que atuam na área, com conhecimento prévio sobre eletricidade e instalações elétricas, e ensino médio completo. Além disso, os cursos do Instituto Centec priorizam pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e atendam aos requisitos de escolaridade mínima exigidos por cada curso.

Mercado de energia solar no Brasil

A energia solar já é a segunda maior fonte de energia do Brasil e sua capacidade no primeiro semestre deste ano superou todo o resultado de 2022. A energia solar é a produção de energia gerada a partir da luz do sol. E o resultado dessa fórmula é a economia.

Esse tipo de fonte, gerada no próprio imóvel, é chamada de distribuída. Dos 5.568 municípios do país, ela está presente em 5530 – 99% do território brasileiro. Outra forma de se aproveitar a energia que vem do sol é instalar os painéis no chão mesmo, em terrenos na cidade ou mesmo na zona rural.

No caso mostrado, são 12 mil painéis que vão zerar a conta de luz da indústria que faz o investimento. E o que sobrar vira crédito para outras pequenas e médias empresas. A fábrica de cabos possui a linha de produção cheia de equipamentos elétricos. A conta será zerada apenas com 40% do que a usina solar, que fica ao lado da empresa que produzirá.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR