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Caminhões Tatra: Conheça a história e a tecnologia por trás dos caminhões mais brutos no Brasil!

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 10/07/2024 às 19:59
Caminhões Tatra: Conheça a história e a tecnologia por trás dos caminhões mais brutos no Brasil!
Imagem: MAREK ZAROD/Divulgação

Se você é apaixonado por caminhões e tecnologia, prepare-se para uma viagem no tempo e no espaço com a incrível história dos caminhões Tatra, que estão chegando com tudo no Brasil.

Os caminhões Tatra são fabricados por uma das marcas automotivas mais antigas e inovadoras do mundo. Fundada no século XIX por Ignatz Schustala, um empresário checo-alemão, a Tatra começou com carruagens e vagões antes de se aventurar nos veículos ferroviários e automóveis. E foi assim que nasceram os primeiros caminhões brutos no Brasil!

Desde o início, a Tatra inovou com o T11, um compacto equipado com motor boxer de dois cilindros refrigerado a ar e um chassi que ficou conhecido como “espinha dorsal”. Esse design inovador serviu de base para praticamente todos os produtos futuros da empresa, incluindo os primeiros caminhões Tatra T23 e T24 lançados em 1926.

Tatra desenvolveu o modelo T81

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Tatra desenvolveu o modelo T81, um caminhão pesado com tração 6×4 e um motor V8 diesel de 12,5 litros, que logo se tornou essencial para as operações militares alemãs. Mais tarde, o T111, lançado em 1942, mostrou ser um veículo vital durante e após a guerra, com sua tração 6×4 ou 6×6 e capacidade de carga de 22 toneladas.

O T111 foi construído para enfrentar condições extremas, desde os invernos rigorosos da Europa até os desertos áridos do norte da África. Seu motor V12 refrigerado a ar eliminava os problemas de arrefecimento e congelamento comuns em outros veículos, tornando-o extremamente confiável e robusto.

Após a guerra, a Tatra continuou a inovar com modelos como o T138 em 1959 e o T813 em 1967. Este último era famoso por sua versatilidade e capacidade off-road, disponível com tração 4×4, 6×6 e 8×8, se destacando tanto no uso civil quanto militar.

Caminhões Tatra no Brasil

Caminhões Tatra: Conheça a história e a tecnologia por trás dos caminhões mais brutos no Brasil!

Com a revolução de veludo em 1989 e a subsequente divisão da Checoslováquia em 1992, a Tatra manteve sua produção de caminhões, descontinuando a fabricação de carros nos anos 90. Em 2011, a Tatra formou uma parceria com o grupo norte-americano Paccar, trazendo novas oportunidades e mercados.

Em 2023, a Tatra Bras, um grupo brasileiro, começou a importar caminhões militares da Tatra para a América Latina. E a expectativa é que esses caminhões brutos no Brasil logo estejam disponíveis também para o mercado civil. Com sua robustez e tecnologia avançada, será que eles vão conquistar nossas estradas?

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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