A BYD pode se tornar a primeira a fabricar carros elétricos no Brasil. Após produzir ônibus elétricos, baterias e painéis, a chinesa planeja desenvolver uma nova unidade de produção na Bahia.
A multinacional BYD possui planos ambiciosos para o país no setor de carros elétricos e durante o lançamento de seus modelos, chamados de BYD Song híbrido plug-in e BYD Yuan Plus totalmente elétrico, que contou com a presença da presidente da BYD para as Américas, Stella Li, a empresa da China reforçou sua aposta no país durante o processo de transição energética para modelos elétricos. Quase 10 anos após ter estreado no país, a empresa pode realizar investimentos bilionários no maior mercado da América Latina que, no momento, passa por uma mudança de governo que pode fazer com que o país foque em tecnologias que reduzem emissões de carbono.
BYD investirá R$ 3 bilhões em carros elétricos no Brasil
Atualmente a empresa possui três fábricas locais, onde fabrica ônibus elétricos, baterias e painéis solares em São Paulo e Manaus, contando também com projetos de monotrilho no Brasil. As vendas de carros elétricos de passeio surgiram no final do último ano, sendo que a BYD já possui cinco modelos à venda no país, sendo eles o Han, Tan, D1 e Yuan Plus e o híbrido plug- in Song.
Enquanto celebra o marco histórico de 3 milhões de carros elétricos produzidos, a empresa chinesa foca em sua estratégia de expansão global. Em poucos meses, a multinacional começou a vender seus modelos na Austrália, Israel, Japão, Tailândia, Colômbia, Costa Rica, Uruguai e Europa.
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No caso específico do Brasil, a projeção de vendas desses veículos e as perspectivas de expansão na América Latina motivaram a gigante da China a assinar um protocolo de intenções com o governo da Bahia para o desenvolvimento de um polo industrial de carros elétricos em Camaçari, na Bahia.
O plano de investimentos de R$ 3 bilhões no empreendimento engloba um cronograma que prevê o início das atividades da unidade de montagem de baterias em meados de 2023. No próximo ano seria a vez da produção de veículos elétricos comerciais e, por fim, em 2025, a produção de carros elétricos.
Chinesa pode ser primeira montadora de carros elétricos no Brasil
Segundo o Diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD, Adalberto Maluf, o processo de negociação para a unidade na Bahia está bem encaminhado. O executivo afirma que, no que depender da montadora, o projeto será concretizado, restando apenas algumas pendências de ordem tributária ou legal.
Quando questionado sobre a possibilidade da BYD se tornar a primeira montadora de carros elétricos do Brasil, Maluf não deu uma confirmação, mas destacou o potencial da marca da China e suas vantagens competitivas, principalmente pelo uso da e-platform 3.0.
Vendas de carros elétricos no Brasil sobre em 44%
Embora os valores sejam altos, o mercado de veículos elétricos e híbridos no país tem acelerado, mesmo sem uma política nacional clara de incentivo. Até outubro deste ano, as vendas no setor subiram em 44% sobre mesmo período do ano passado, mesmo com os modelos mais baratos no mercado brasileiro custando mais de 140 mil reais.
Para a presidente da BYD para as Américas, Stella Li, a empresa acredita que agora é o momento ideal politicamente e ambientalmente para se investir na construção destas novas tecnologias no país, entretanto será um processo desafiador, pois precisará que o governo tenha a cabeça aberta para que a tecnologia se expanda.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente-eleito, prometeu uma agenda de combate às mudanças climáticas. No final de outubro, o coordenador do programa de governo, Aloizio Mercadante, afirmou que o governo precisa estimular um processo de reindustrialização focado em uma economia mais verde e citou que a indústria automotiva brasileira precisa se modernizar para incluir veículos híbridos.