Bureau Veritas se une a 3R Petroleum para garantir segurança das operações de petróleo e gás no país

Paulo Nogueira
por
-
07-05-2022 12:52:23
em Petróleo, Óleo e Gás
Trabalhador da Bureau Veritas em uma unidade offshore simbolizando novos horizontes em contrato com a 3R Petroleum Fonte: Bureau Veritas




O grupo BV passa a ser responsável pela análise das operações nas instalações da 3R Petroleum que estão espalhadas pelo Brasil. O objetivo é garantir a segurança tanto operacional quanto dos profissionais envolvidos.

No mês de abril, a empresa Bureau Veritas anunciou que será a responsável pelas auditorias internas das instalações da companhia brasileira 3R Petroleum, que atuar no ramo energético de petróleo e gás. O objetivo desse acordo é avaliar se as operações da 3R estão em pleno acordo com as diretrizes técnicas da Agência Nacional de Petróleo.

A partir dessa análise será possível elaborar estratégias para garantir a prevenção de riscos nas plataformas de petróleo. Além disso, devem ser feitas análises do potencial de impacto à segurança dos profissionais, do meio ambiente e da comunidade.

Artigos recomendados

O diretor de Marítima e Offshore do Bureau Veritas,Márcio Pereira, comenta que a Bureau Veritas possui mais de 190 anos de atuação no mercado e que a empresa já colaborou para que milhares de outras empresas pudessem se desenvolver e expandir os seus negócios.

Ele acredita que em relação a 3R Petroleum não será diferente, para Márcio, a companhia ainda é jovem e possui muito potencial, o que torna a colaboração entre as empresas uma relação harmônica.

Pontos de avaliação na 3R Petroleum

A meta a ser cumprida pelo grupo BV é avaliar o quanto o sistema de gestão operacional da 3R está alinhado com as diretrizes estabelecidas pela ANP em relação a perfuração, produção e movimentação do petróleo, derivados e gás natural.

A averiguação vai alcançar as instalações terrestres e as instalações marítimas da 3R, as normas internas de segurança da empresa também devem ser levadas em consideração.

O processo de avaliação deve ser realizado por uma equipe especialista na legislação do setor de petróleo e gás, além de operações marítimas e terrestres. Deve contar com o planejamento da auditoria, visita técnica às instalações, entrevistas e a elaboração de um relatório com o resultado da avaliação mais sugestões de melhorias a serem feitas.

Polos da 3R a serem avaliados e contemplados com a auditoria do grupo BV são:

  • No Rio Grande do Norte: Polos Macau, Pescada, Areia Branca e Potiguar;
  • Na Bahia: Polos Rio Ventura e Recôncavo;
  • No Ceará: Polo Fazenda Belém;
  • No Espírito Santo: Polo Peroá;
  • No Rio de Janeiro: Polo Papa-Terra.

Cada um dos pólos será submetido a procedimentos específicos relacionados ao tipo de instalação, onshore ou offshore, e às resoluções aplicáveis: SGSO, RTDT, SGI, SGSS e SGIP.

O CEO da 3R Petroleum, Ricardo Savini, acredita que a perícia e a relevância do grupo BV possam exercer um impacto relevante na empresa. Ricardo afirma que a 3R é hoje umas das maiores operadoras privadas e independentes de óleo e gás. E que a empresa está focada em garantir que a segurança seja o seu principal valor enquanto aumentam a produção.

Ricardo Savini afirma ainda que a parceria com o BV é fundamental nos planos de otimização das operações da 3R. O foco dessa colaboração é garantir a eficiência operacional e controle de riscos, sempre com respeito total às pessoas e ao meio ambiente.

Sobre o Grupo Bureau Veritas

O Bureau Veritas é o líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC). Na ativa desde 1828, o Grupo está presente em 140 países, atendendo mais de 400 mil clientes. Conta com cerca de 80 mil colaboradores localizados em mais de 1.600 escritórios e laboratórios pelo mundo, dos quais 5 mil profissionais estão no Brasil.

Sobre a 3R Petroleum

A 3R Petroleum é uma  empresa brasileira de capital aberto focada na produção de óleo e gás, em terra (onshore) e mar (offshore). A 3R conta com um portfólio de nove ativos, em cinco estados do Brasil.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.