Relações entre Bolsonaro e presidente da Índia atingem outro nível; áreas de óleo e gás e bioenergia são destaques dos 15 acordos bilaterais assinados hoje entre os dois países

Brasil e Índia botam sua relação em outro nível; Bolsonaro e presidente da Índia assinaram hoje 15 acordos bilaterais dentre eles óleo e gás Brasil e Índia botam sua relação em outro nível; Bolsonaro e presidente da Índia assinaram hoje 15 acordos bilaterais eles óleo e gás

Um dos maiores números de acordos assinados por um presidente brasileiro numa visita oficial, 15 no total. Assim, relações entre Bolsonaro e presidente da Índia atingem outro nível

Bolsonaro e presidente da Índia confirmaram a assinatura de 15 acordos bilaterais, numa cerimônia na Hyderabad House, o palácio que o governo indiano usa para banquetes e encontros com visitantes estrangeiros. A Índia está variando sua demanda de petróleo e se mantém disposta a acordos com países como o Brasil, informou o Ministro Indiano Pradhan.

Leia também

O aprofundamento da relação estratégica entre o Brasil e a Índia vem com um plano de ação para vigorar até 2023, pelo qual os países vão acompanhar os 15 acordos anunciados hoje e examinar outros a serem incluídos mais tarde.

Entre os compromissos firmados entre Bolsonaro e o presidente da Índia estão um memorando para a produção de biocombustíveis, um acordo para assistência mútua na área penal e um tratado para facilitação de investimentos a cooperação na pecuária e produção leiteira, passando também pela área de defesa.

Considerado da maior importância o memorando de entendimento sobre cooperação para promover a produção e o uso de bicombustíveis, incluindo etanol, biodiesel, bioquerosene e biogás, bem como bioenergia e co-produtos e subprodutos.

Outro acordo é sobre assistência mútua em matéria penal, em especial no combate à corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico ilícito de pessoas, drogas, armas de fogo, munição e explosivos, terrorismo e seu financiamento.

Acordos assinados hoje (quem assinou):

    1. Acordo de cooperação e facilitação de investimentos (MRE Ernesto)
    2. Memorando de entendimento sobre bioenergia (MME Bento Albuquerque)
    3. Memorando de entendimento sobre saúde (MRE Ernesto)
    4. Programa de intercâmbio cultural 2020-2025 (MRE Ernesto)
    5. Memorando de entendimento sobre recursos minerais (MME Bento Albuquerque)
    6. Acordo de previdência social (MRE Ernesto)
    7. Memorando de entendimento sobre segurança cibernética (GSI Heleno)
    8. Programa de cooperação científica e tecnológica 2020-2023 (MCTIC Marcos Pontes)
    9. Memorando de entendimento “APEX invest Índia” (APEX Sérgio Segóvia)
    10. Declaração conjunta no campo da pecuária e produção leiteira (Sec. M.Agro. Jorge Seif Jr)
    11. Memorando de entendimento sobre estabelecimento de instituições em bioenergia (MCTIC Marcos Pontes)
    12. Memorando de entendimento jurídico sobre assistência em matéria pena
    13. Memorando de entendimento sobre óleo e gás
    14. Memorando de entendimento sobre 1ª infância
    15. Memorando de entendimento no campo de medicamentos

Confira abaixo o vídeo na íntegra

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.