BMW M5 Nürburgring 1995: um dos clássicos mais icônicos dos anos 90, agora avaliado em meio milhão de reais. Descubra tudo sobre o lendário sedã esportivo da BMW!
O lendário sedã esportivo da BMW continua conquistando entusiastas de carros clássicos. Estamos falando do icônico BMW M5 Nürburgring 1995, um modelo que já alcança impressionantes R$ 500 mil no mercado e segue em constante valorização, superando até mesmo o crescimento de ativos como o Bitcoin. Vamos descobrir o que torna esse super sedã tão especial e por que ele continua atraindo olhares e admiração no mercado automotivo.
BMW mais valioso dos carros clássicos entrega 340 cv
O sedã esportivo da BMW foi fabricado em 1995, o último ano da geração E34, última versão quadrada. Essa geração é importante, visto que nela veio o primeiro M5 Perua, que era chamada de super perua. Outro ponto interessante, é que a E34 foi a última com fabricação à mão, então, é um carro artesanal.
Com o capô abrindo igual a um Opala, o BMW M5 Nürburgring 1995 é chamado de super sedã porque na geração E28, uma geração antes, a marca resolveu utilizar um motor de um M1 e colocar no M5, sendo um dos carros clássicos com motor de super carro. Desta forma, o modelo era um dos sedãs mais rápidos, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos.
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Seu motor é um 6 em linha, na longitudinal, que desloca 3,8 litros e entrega cerca de 340 cavalos de potência e 40,8 kgfm. O sedã esportivo da BMW pesa 1.700 kg, e não é um carro leve para sua época e o câmbio é manual de 6 marchas. O BMW M5 Nürburgring 1995 atingia 250 km/h de velocidade máxima, que era limitada eletronicamente, ou seja, era um carro muito potente para a época.
Design do BMW M5 Nürburgring 1995 impressiona nos dias atuais
Em design, na frente do sedã esportivo da BMW temos faróis de Xenon, faróis de neblina, setas e entradas de ar clássicas da marca para a época. Na lateral temos repetidores de seta e rodas aro 18 em alumínio. Na traseira temos aerofólio, escapamento duplo e faróis interligados ao porta malas.
O porta-malas de 460 litros é até que razoável para a época e não possui muitos diferenciais. No interior, o acabamento do carro é composto por plástico duro, soft touch e couro nas portas, retrovisores elétricos, ajustes elétricos no banco do motorista com memória.
O volante chama atenção com airbags frontais, ajustes de profundidade e várias funcionalidades. O painel do BMW M5 também chama a atenção e apresenta informações como velocidade, conta giros, tanque de combustível, temperatura do óleo e temperatura do líquido de arrefecimento, entre outros dados.
O restante do interior é todo em soft touch e em questão de espaço, o sedã esportivo da BMW é um pouco apertado, porém, bastante confortável, algo comum em carros clássicos. Temos apoio de braço com porta trecos para os passageiros traseiros e muito mais.
Um pouco sobre a história de um dos maiores carros clássicos
O sedã esportivo da BMW, um dos mais históricos da indústria europeia, completará 40 anos de história em sua melhor forma com potência recorde em sua última geração (727 cv). Fabricado desde o final de 1984, mas apresentado no Salão do Automóvel de Amsterdã em fevereiro de 1985, o primeiro M5 da história nasceu para responder àqueles que exigiam algo mais do que os 218 cv oferecidos pelo M535i da época.
A última geração do BMW M5 chegou com dois destaques principais: a mudança para a eletrificação e o retorno da carroceria Touring. O trem de força híbrido plug-in combina o motor de combustão 4.4 V8 Twin-turbo de 585 cv e uma unidade de 197 cv para oferecer uma potência combinada de 727 cv.