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Bicicleta elétrica inédita com tecnologia da Porsche chega ao mercado com motor posicionado dentro do tubo inferior e bateria de 430 Wh

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 30/12/2022 às 13:08
Bicicleta elétrica inédita com tecnologia da Porsche chega ao mercado com motor posicionado dentro do tubo inferior e bateria de 430 Wh
Foto: Divulgação/Haibike

Empresa desenvolve bicicleta elétrica com bateria de 430 Wh que utiliza tecnologia da Porsche. O modelo é indicado para aqueles que adoram um obstáculo em trilhas com percursos íngremes.

O mercado de bicicletas elétricas foi muito movimentado este ano, recebendo modelos icônicos e incríveis focados para andar na cidade e em outros cenários um tanto mais agressivos para aqueles que gostam de uma aventura. Algumas empresas estão focadas nessa categoria, como é o caso da montadora alemã Haibike, que ficou famosa no setor de mountain bikes elétricas. Sendo assim, a empresa anunciou a chegada de um novo modelo recentemente, chamado de Lyke, que utiliza tecnologia da Porsche e baterias potentes.

Bateria da nova bicicleta da Haibike é de 430 Wh

Haibike Lyke E-Bikes 2023

A bicicleta elétrica promete ser a parceira ideal para aqueles que buscam uma mountain bike ágil e com capacidade para enfrentar trilhas íngremes sobre duas rodas, de acordo com a empresa. Desta forma, a bicicleta vem equipada com um motor elétrico Ride 60 da Fazua Motor Technology, empresa que pertence à alemã Porsche.

O trem de força é famoso por sua construção compacta e leve, oferecendo três modos de condução, sendo eles o Breeze, Rocket e River. Para se ter uma ideia da leveza do modelo, o componente pesa 4,2 kg incluindo a bateria removível.

Já a bicicleta em si pesa apenas 18,5 kg em sua maior e mais completa versão, a Lyke SE, equipada com uma bateria de 430 Wh e opção de adicionar um extensor de autonomia de 210 Wh. É importante ressaltar que os números de autonomia e desempenho não foram divulgados pela empresa.

Na bicicleta elétrica com tecnologia da Porsche, o motor fica posicionado dentro do tubo inferior, uma característica que contribui para um centro de gravidade mais baixo e torna a estabilidade e tração mais otimizada mesmo em terrenos mais difíceis.

Bicicleta elétrica com tecnologia da Porsche chega ao mercado por R$ 36 mil

O modelo promete ainda disponibilizar uma posição de pilotagem relaxada e altamente eficiente em pistas íngremes, além de estar disponível em quatro tamanhos, sendo eles pequeno, médio, grande e XL e em três versões no site da empresa responsável, todas com quadro de carbono.

A Lyke 10 é a menos cara dos modelos, saindo por apenas 5.699 libras, o equivalente a 36 mil na cotação atual). Já a Lyke 11 é um pouco mais cara, saindo por 6.599 libras, o equivalente a 41,5 mil e inclui atualizações de componentes de suspensão, freios e câmbio.

Por fim, a Haibike Lyke SE é o modelo top de linha que custa 8.799 libras, o equivalente  a R$ 55,4 mil. Entre os incrementos no modelo que utiliza tecnologia da Porsche estão o sistema de transmissão Shimano Deore XTR 12s, freios Shimano XTR de 4 pistões, um espigão rebatível Fox Transfer e pneus Maxxis Dissector.

Opção mais barata do mercado

A HOVSCO, montadora do Canadá, ficou bastante conhecida no setor de bicicletas elétricas por vender modelos de baixo custo, desenvolvidos para circular por cidades ou até mesmo em ruas cobertas de neve. Sendo assim, recentemente a empresa anunciou mais um modelo para o mercado, dessa vez chamado de HovAlpha, uma bicicleta elétrica barata, robusta e projetada para enfrentar qualquer tipo de terreno, de acordo com a própria empresa.

O modelo é equipado com pneus grossos de 26 polegadas (66,04 cm), tornando sua passagem na areia e na lama muito fáceis. Para aqueles que buscam ir além nas trilhas, a bicicleta da HOVSCO também oferece um garfo de suspensão integrado de 80 milímetros.

Essa configuração gera um passeio mais confortável não apenas fora da estrada, como também no dia a dia. Já em relação ao desempenho do modelo, seu motor elétrico da chinesa Bafang gera 750 watts e uma potência de pico de 1.032 W, o que é suficiente para superar pistas íngremes. 

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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