A nova bateria mais potente do mundo pode transformar completamente os carros elétricos, estendendo seu alcance em 70%, e reduzir o tamanho dos smartphones ao de um cartão de crédito. Descubra como essa inovação vai mudar o futuro da tecnologia!
Uma revolução no armazenamento de energia está em curso, graças à inovação de pesquisadores da Universidade de Tecnologia Chalmers, na Suécia. Eles desenvolveram a bateria mais potente do mundo, capaz de aumentar a autonomia de veículos elétricos em até 70%.
Este avanço não apenas promete melhorar o desempenho de veículos elétricos, mas também abre caminho para novas aplicações, como celulares ultrafinos e laptops mais leves, conforme divulgado em um comunicado recente.
Desafios no setor de transporte eletrificado
Apesar do crescimento na adoção de carros elétricos, a transição completa para um futuro eletrificado e livre de combustíveis fósseis ainda enfrenta desafios.
- Multa de trânsito imperdoável é a MAIS CARA do Brasil, podendo chegar ao valor colossal de R$ 35 mil
- Seu carro gasta muito combustível? Veja como deixá-lo mais econômico com dicas práticas
- Como lavar o motor do carro: garanta uma manutenção eficiente sem comprometer a parte elétrica
- Os 5 principais defeitos crônicos do motor EA-111 da Volkswagen: Fox, Gol, Polo, Voyage, Saveiro e Golf
O transporte de longa distância, como navios e aviões, depende de combustíveis com alta densidade energética e leves o suficiente para serem transportados em grandes quantidades. Baterias tradicionais, embora mais ecológicas, são muito mais pesadas que combustíveis fósseis, o que dificulta sua aplicação em veículos maiores.
A solução pode estar na bateria mais potente do mundo, que foi desenvolvida para ser parte integrante da estrutura do veículo, substituindo o conceito de peso morto.
Essas baterias estruturais ajudam a reduzir o consumo de energia e, consequentemente, aumentam a autonomia dos veículos.
O desenvolvimento de baterias estruturais
Uma equipe de pesquisa liderada pelo professor Leif Asp, especialista em Mecânica de Materiais e Ciência Industrial, tem explorado o uso de fibras de carbono em baterias estruturais.
Em 2018, o grupo demonstrou que as fibras de carbono poderiam armazenar energia elétrica e atuar como eletrodos em baterias de íons de lítio. Desde então, os avanços foram significativos, com a equipe aumentando a densidade energética da bateria para 30 Wh/kg em relatórios recentes.
Embora essa capacidade ainda esteja aquém das baterias de íons de lítio convencionais, o verdadeiro impacto da bateria mais potente do mundo reside em sua multifuncionalidade.
Por serem parte da estrutura do veículo, essas baterias não precisam atingir as mesmas capacidades de armazenamento para serem eficazes. Segundo cálculos da equipe, veículos elétricos equipados com essas baterias poderiam rodar até 70% mais do que os modelos atuais.
Como a fibra de carbono transforma as baterias
O segredo do sucesso das baterias estruturais está na fibra de carbono, que desempenha múltiplos papéis no sistema.
Nas iterações mais recentes, as fibras de carbono são utilizadas como eletrodos positivos e negativos, além de atuarem como reforço estrutural, coletor de corrente e material ativo. Isso significa que a bateria pode ser fabricada sem o uso de materiais pesados, como cobre ou alumínio, ajudando a reduzir o peso total do veículo.
Além disso, a bateria utiliza um eletrólito semissólido para transportar os íons de lítio, o que reduz o risco de incêndio, uma preocupação frequente com baterias tradicionais.
Embora a versão atual ainda tenha limitações de potência, a equipe de Asp está focada em melhorar essa área.
Outro avanço significativo é a maior rigidez da bateria, que agora pode carregar cargas comparáveis a materiais como o alumínio, mas com muito menos peso.
Isso a torna uma das baterias multifuncionais mais avançadas do mundo, e potencialmente a bateria mais potente do mundo desenvolvida até o momento.
O futuro da tecnologia de baterias estruturais
As implicações dessa tecnologia são vastas. Além de revolucionar o transporte elétrico, as baterias estruturais podem ser aplicadas em uma variedade de dispositivos eletrônicos, como celulares e laptops, tornando-os mais leves e eficientes.
Segundo Asp, celulares tão finos quanto cartões de crédito e laptops com metade do peso dos atuais não estão longe de se tornar realidade.
No entanto, para que essa tecnologia tenha impacto significativo na indústria de transporte, serão necessários grandes investimentos.
Ainda assim, é nessa área que as baterias estruturais podem fazer a maior diferença, permitindo uma transição mais rápida para um futuro de transporte sustentável e eficiente.
Este avanço marca um importante passo na busca por soluções inovadoras para enfrentar os desafios energéticos globais. Conforme as pesquisas avançam, a expectativa é que a tecnologia das baterias estruturais ajude a transformar tanto o transporte quanto os dispositivos eletrônicos, proporcionando um mundo mais limpo e eficiente.