MENU
Menu
Início Arrecadação com royalties de minério de ferro atinge recorde de 6 bilhões de reais

Arrecadação com royalties de minério de ferro atinge recorde de 6 bilhões de reais

8 de janeiro de 2021 às 15:52
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Royalties, minério, minério de ferro
Exploração de minério de ferro

Arrecadação com royalties de minério de ferro apresentou alta de 35% em relação ao ano de 2019, que já havia sido recorde

Segundo dados da Agência Nacional de Minas (ANM), em 2020, os royalties arrecadados pela indústria de minério de ferro do país atingiram a marca recorde de 6 bilhões de reais. O valor apresentado é 35% maior que em 2019, ano que apresentou recorde. Estados do Pará e Minas Gerais, receberam respectivos 3,1 bilhões e 2,4 bilhões de reais.

Veja também outras notícias do dia:

Após o período mais crítico da pandemia, devido à redução da oferta e à forte recuperação econômica da China, o câmbio e o preço do minério de ferro voltaram a impulsionar o movimento.

Estado do Pará na mineração:

Pela segunda vez, o estado do Pará foi o estado mais compensado pelo valor dos royalties. Segundo cálculos de Minas Gerais e da Associação Brasileira das Cidades Mineiras (Amig), o valor de R$ 3,1 bilhões, representa apenas mais da metade da receita nacional, um aumento de 41,9% em relação ao ano anterior.

O estado do Pará é a sede do projeto S11D, o maior investimento da história da mineradora Vale, chegando a 14 bilhões de dólares, e também é o foco da futura expansão da capacidade da empresa.

Com minério de ferro abundante, a região Norte respondeu por 64,5% da produção nos primeiros 9 meses de 2020, muito superior as regiões sul (15%) e sudeste (18%).

Estado de Minas Gerais na mineração:

Após a tragédia de Brumadinho, o rompimento da barragem paralisou várias áreas de operação da Vale e a produção ainda não foi 100% normalizada. Em 2020, Minas voltou a ocupar o segundo lugar, arrecadando 2,4 bilhões de reais em royalties, uma taxa de crescimento anual de 28,9%.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR