A redução anunciada pelo Governo de São Paulo atinge praças de pedágio em municípios como Jaguariúna, Águas da Prata, Estiva Gerbi, Espírito Santo do Pinhal, Itobi, Casa Branca, Mococa e Aguaí. A maior queda será em Jaguariúna, onde a tarifa cairá pela metade, passando de R$ 17,60 para R$ 8,80.
O Governo de São Paulo vai iniciar, a partir de 1º de julho, uma redução nas tarifas de pedágio em praças localizadas na região de Jaguariúna e em outros municípios do interior paulista. A medida integra a política estadual de modernização das concessões rodoviárias e tem como objetivo, segundo o governo, ampliar a justiça tarifária e promover maior equilíbrio regional na cobrança.
Pedágio de Jaguariúna terá corte de 50%
A maior redução anunciada será na praça de Jaguariúna. No local, a tarifa passará de R$ 17,60 para R$ 8,80, uma queda de 50%. A mudança representa o principal corte entre os valores divulgados pelo governo estadual.
Outras praças também terão redução expressiva. Em Águas da Prata, o valor cairá de R$ 6,30 para R$ 4,60, o que representa queda de 27%. Em Estiva Gerbi, a tarifa será reduzida de R$ 10,50 para R$ 7,80, uma diminuição de 26%.
-
Governo prepara regra que vai mudar as propagandas de bets na Copa do Mundo de 2026 e obrigará anúncios a exibirem alertas sobre vício, perdas financeiras e riscos das apostas durante as partidas
-
Ministro do Planejamento confirma que novo teto de faturamento do MEI ficará entre R$ 130 mil e R$ 140 mil por ano e revela que reajuste será aplicado de forma escalonada entre 2027 e 2028 em todo o Brasil
-
Banco Central acende alerta: inflação deve fechar 2026 em 5,2%, acima do teto de 4,5%, e risco de estouro da meta salta de 30% para 79%
-
Japão desperta após anos adormecido e pode causar mudanças no mundo com décadas de dinheiro barato chegando ao fim em uma virada que preocupa investidores

Outras cidades também terão valores menores
Em Espírito Santo do Pinhal, o pedágio passará de R$ 13,10 para R$ 10,45, redução de 20%. O mesmo percentual será aplicado em Itobi, onde a tarifa será ajustada de R$ 13,40 para R$ 10,75.
Também haverá cortes em Casa Branca, Mococa e Aguaí. Em Casa Branca, o valor cairá de R$ 9,40 para R$ 8,15, queda de 13%. Em Mococa, a tarifa passará de R$ 8,90 para R$ 8,10, redução de 9%. Já em Aguaí, o pedágio será reduzido de R$ 6,60 para R$ 6,30, uma queda de 5%.
Em São João da Boa Vista, a tarifa será mantida em R$ 7,40.
Novo modelo substitui sistema ponto a ponto
Além da redução nos valores, a mudança também substitui o atual sistema de ponto a ponto, que era limitado a um trecho específico da rodovia. O novo modelo amplia a cobrança para todos os usuários que passarem pelas praças, não apenas os anteriormente cadastrados.
Segundo Raquel Carneiro, diretora da Artesp, a medida busca “tarifas proporcionais” e “mais justas para os usuários”, com aplicação em grande proporção a partir de 1º de julho.
