Antiga Fábrica de Fertilizantes do Nordeste (Fafen) é reaberta e planeja gerar 500 vagas de emprego para profissionais da Bahia

Valdemar Medeiros
por
-
05-11-2021 14:52:59
em Indústria e Construção Civil
Fábrica de fertilizantes do Nordeste - FAFEN - Bahia - camaçari - vagas de emprego - Unigel A unidade de produção foi arrendada em 2020, por meio da empresa subsidiária Proquigel Química – foto: Alberto Coutinho/GOVBA




Reinauguração da Fafen em Camaçari, na Bahia, está prometendo gerar grandes oportunidades aos profissionais da região. As vagas de emprego serão disponibilizadas em breve    

A antiga fábrica do Nordeste, localizada no Polo Industrial de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador – Bahia, foi reaberta na última quarta-feira, 3. A Fábrica de Fertilizantes do Nordeste (Fafen) foi adquirida pelo Grupo Unigel, em 2020, a unidade recebeu em torno de R$ 95 milhões em investimentos, gerando à Camaçari cerca de 500 vagas de emprego diretos e indiretos.

Leia também

Reinauguração da Fafen na Bahia promete gerar empregos e renda para a região de Camaçari

O governador do estado da Bahia, Rui Costa, participou da cerimônia de reinauguração da Fafen. Rui Costa destacou que a Fafen é de suma importância não somente para a região Nordeste, mas também para o Brasil. Isso fará com quem o país consiga se tornar um dos quatro maiores produtores de alimentos a nível global.

O governador da Bahia afirmou que os maiores produtores de alimentos são aqueles que produzem em seus países mais de 80% dos fertilizantes que precisam e o Brasil é o único que produz apenas cerca de 20% de fertilizantes.

Ao ponto de vista estratégico de Rui, é de extrema importância para a nação brasileira investir e aumentar a produção de fertilizantes, algo que trará mais controle e poder ao país.

Outros empreendimentos previstos para o estado da Bahia

O fundador da Unigel, Henri Slezynger, se manifestou durante o evento e disse que a empresa pretende investir muito em breve na primeira fábrica de amônia verde do Brasil.

Henri já decidiu que a unidade fabril de amônia verde será construída em Camaçari e, de acordo com o planejamento da empresa, a previsão é de que as operações da fábrica sejam iniciadas até o fim de 2022. Além da Fafen na Bahia, a multinacional Grupo Unigel também comprou a unidade fabril da Fafen, localizada em Sergipe.

As duas plantas juntas terão capacidade de produzir até 925 mil toneladas de amônia, mais de 1,125 milhão de toneladas de ureia e cerca de 320 mil toneladas de sulfato de amônio, por ano.

Saiba mais sobre o Grupo Unigel

O Grupo Unigel, atualmente, é considerado o maior produtor de materiais acrílicos e estirênicos da América Latina, com plantas em São Paulo e agora na Bahia, com a unidade fabril Fafen. A unidade de Camaçari possui capacidade instalada de 160 mil toneladas de estireno, 15 mil toneladas de policarbonato, 95 mil toneladas de acrilonitrila, 12 mil toneladas de cianeto de sódio, 6 mil toneladas de tolueno e 3 mil toneladas de acetonitrila, anualmente.

O estireno produzido na fábrica de Camaçari também serve de matéria-prima base para a produção em larga escala de poliestireno, nas unidades fabris de São José dos Campos e Guarujá, em São Paulo.

Indo pro Nordeste, na Bahia, a multinacional possui também uma unidade fabril instalada em Candeias, que possui capacidade anual de 20 mil toneladas de resinas acrílicas, cerca de 400 mil toneladas de sulfato de amônio e também 90 mil toneladas de metacrilato, conhecido também como MMA. A produção de sulfato de amônio é usada principalmente em fertilizantes, já o MMA é utilizado na fabricação de materiais plásticos e na borracha sintética.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.