Aker Solutions desenvolve Tecnologia de captura e liquefação de carbono

Aker carbono tecnologia emissão CO2
 

Grande tecnologia desenvolvida pela Aker para reter e armazenar CO2 ao invés de lança-los na atmosfera é um dos grandes passos da Norueguesa para cumprir o acordo climático de Paris em 2015.

A Aker Solutions assinou um acordo para entrega de captura e liquefação de carbono na usina de resíduos para energia da Twence em Hengelo, na Holanda. A solução que irá capturar as emissões de CO2 da Twence chama-se Just Catch, um sistema modular de captura de carbono desenvolvido pela Aker Solutions para ser o mais simples, barato e ecológico possível.

Twence converte 1 milhão de toneladas de lixo em energia todos os anos, de residências e outras fontes. A maior parte do lixo vem de biomateriais. Para contribuir para o progresso dos Países Baixos em direção aos objetivos estabelecidos no acordo climático de Paris em 2015, Twence realizou um processo de aquisição pública para encontrar um fornecedor de captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS). Os principais fatores determinantes para vencer a competição foram preço, tempo para implementar e atributos ambientais. A Aker Solutions ganhou a experiência necessária para atender a esses requisitos por meio de um compromisso de longo prazo com a CCUS.

Tecnologia Confiável

“Para eliminar nosso impacto no meio ambiente, precisávamos de uma solução fácil, barata e eficiente para capturar o carbono que produzimos”, disse Marc Kapteijn, diretor da Twence. “Também precisávamos ser capazes de confiar na tecnologia e no processo para ser tão ecologicamente corretos, robustos e eficazes quanto possível. A Just Catch satisfaz todos os nossos requisitos.”

“A confiança da Twence em nós prova que estamos produzindo uma solução atraente para o mercado”, disse Luis Araujo, diretor executivo da Aker Solutions. “Nosso foco é reduzir custos e simplificar a tecnologia CCUS. Nosso objetivo é tornar a captura de carbono acessível e acessível. A CCUS é um dos três principais pilares da estratégia de descarbonização da Aker Solutions. Os outros dois são a descarbonização de instalações de petróleo e gás e offshore. vento flutuante “.

A Aker Solutions ganhou anteriormente um ano de coleta de dados operacionais e experiência de captura de carbono em uma usina de resíduos para energia semelhante à Twence. A planta de captação e liquefação nas instalações da Twence tem capacidade de 100.000 toneladas de CO2 por ano (TPA) e está planejada para operar em 2021. Uma vez que o CO2 seja capturado e liquefeito, ele será fornecido por caminhões-tanque para usuários como estufas próximas, onde aumentará o rendimento de plantas e vegetais. Esta oferta substitui as emissões do método tradicional de produção de CO2 para estufas: queima de combustíveis fósseis.

Módulos Padronizados
O Just Catch é padronizado e pode ser entregue em vários tamanhos diferentes, variando atualmente de 10.000 a 100.000 TPA. A Just Catch pode, portanto, atender às necessidades de operações de tamanhos diferentes, por exemplo, de resíduos para energia, usinas de energia fóssil ou fábricas de cimento. Ele ajudará os clientes a realizar suas ambições de captura de carbono com custos previsíveis, tempo de implementação e pegada física. Uma vez que o sistema é fabricado, a Aker Solutions pode entregar os quatro módulos de contêiner de processo por caminhões, em um único carregamento.

“A Aker Solutions fez parte do primeiro projeto de captura e armazenamento de carbono em larga escala do mundo em 1996, no campo de Sleipner, na costa da Noruega”, disse Oscar Graff, vice-presidente e chefe da CCUS na Aker Solutions. “Durante os últimos dois anos temos assistido a uma significativa aceitação no interesse de vários segmentos de mercado e estamos agora envolvidos em numerosas licitações e projetos em todo o mundo. Um deles é o CCS FEED para a fábrica de cimento Norcem na Noruega que desenvolve um grande 400.000 instalações de captura e liquefação de TPA para armazenamento permanente de CO2. ”

“Em paralelo, desenvolvemos o Just Catch, um produto inovador padronizado e modular que está vencendo ofertas CCUS internacionais”, disse Graff. “Nossos engenheiros fizeram um trabalho inovador no desenvolvimento da Just Catch. Reduziu a pegada da fábrica de captura em cerca de 90% e, assim, reduziu significativamente o custo de materiais e fabricação. Com nossa tecnologia proprietária e solvente que absorve o CO2 de o gás de combustão, temos a tecnologia CCUS mais eficiente, robusta e ecológica do mercado “.


Sobre Paulo Nogueira

Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás em operações de completação, perfuração e produção em empresas em parceria com grandes empresas multinacionais do setor.