Aker BP faz uma grande descoberta em Froskelaar

Scarabeo 8 aker bp petróleo
 

Um descoberta na região de Alvheim, na Noruega, revela um volume considerável de petróleo e gás, eventualmente os royalties da produção poderão ser divididos com o Reino Unido

A Aker BP fez uma descoberta considerável com um poço de exploração perfurado em sua prospecção Froskelaar Main, na Noruega.  A sonda 24 / 9-14 Scarabeo 8, submersível da Saipem, atingiu os reservatórios de óleo e gás, que tem recursos brutos estimados entre 45 milhões e 153 milhões de barris de óleo equivalente, em linha segundo a operadora anglo-norueguesa.

O ativo foi perfurado a uma profundidade de 119 metros através das licenças de produção 340 e 869 operadas pela Aker BP, perto do seu campo de Boyla, na área produtiva de Alvheim, no Mar do Norte.

A Aker BP disse que a maior parte da descoberta está localizada no PL869, mas parte dela pode se estender pela linha mediana do Reino Unido e Noruega, caso em que cada país se beneficiaria das receitas fiscais de petróleo e gás com base na proporção de recursos dentro de suas fronteiras.

O poço foi perfurado como uma continuação da descoberta Frosk do ano passado, que deve ser vinculada ao navio flutuante de produção, armazenamento e descarga de Alvheim, no campo operado pela Aker BP.

O operador disse que o trabalho de perfuração continuaria a coletar dados para determinar o tamanho e a qualidade da descoberta.

O analista da Sparebank1 Markets, Teodor Sveen-Nilsen, disse que a última descoberta parece comercial e vai dar uma olhada na perspectiva de Froskelaar North East, que ainda está por ser perfurada.

Aker BP detém uma participação de 60% no PL869, com os parceiros Lundin Norway e Vaar Energi, cada um com 20%.

Paulo Nogueira

Sobre Paulo Nogueira

Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás como técnico de operações, Pressure Downrole Gauge Operator e em plataformas de completação do Brasil e exterior