ADNOC e Baker Hughes formam parceria para melhorar as eficiências de perfuração

ADNOC Baker Hughes perfuração
 

A Companhia Nacional de Petróleo de Abu Dhabi (ADNOC) e a Baker Hughes, uma empresa GE, assinaram um acordo de parceria estratégica, que permitirá e apoiará o crescimento e desenvolvimento da ADNOC Drilling, uma subsidiária da ADNOC, num fornecedor totalmente integrado de perfuração e construção de poços.

A BHGE disse na segunda-feira que, como parte do acordo, a BHGE irá adquirir uma participação de cinco por cento na ADNOC Drilling. A transação valoriza o ADNOC Drilling em aproximadamente US $ 11 bilhões. A BHGE será a única fornecedora de certos equipamentos e tecnologias de ponta e diferenciados proprietários relacionados à oferta de perfuração integrada, apoiando o crescimento da ADNOC Drilling.

“Juntos, o ADNOC e o BHGE proporcionarão prazos de finalização mais competitivos, maiores eficiências de perfuração e melhor economia, além de capitalizar novas oportunidades de negócios, à medida que a ADNOC Drilling cresce com sua nova oferta expandida”, disse a BHGE.

A parceria representa a primeira vez que a ADNOC trouxe um parceiro estratégico internacional para adquirir uma participação acionária direta em uma de suas empresas de serviços existentes. A ADNOC Drilling é a maior empresa de perfuração no Médio Oriente e o único fornecedor de plataformas de perfuração e serviços associados às empresas do Grupo ADNOC.

A BHGE tem mais de 40 anos de atuação no país. O acesso contínuo e o suporte do portfólio de tecnologia e equipamentos da BHGE ajudarão a acelerar o crescimento contínuo e o desenvolvimento da ADNOC Drilling de uma oferta mais ampla de produtos, incluindo serviços de perfuração e de completação de poços. Essa estrutura de parceria alinha os interesses tanto da ADNOC quanto da BHGE em aumentar a produtividade e a eficiência, aumentando os retornos.

BHGE se juntará ao conselho do ADNOC Drilling

Espera-se que a parceria gere fluxos previsíveis de receita de longo prazo e crescimento no mercado para ambas as empresas por meio de uma estrutura comercial atrativa e mutuamente benéfica, planos de trabalho pré-definidos e dividendos futuros. A ADNOC Drilling e a BHGE estabelecerão um conselho consultivo com representação de ambas as empresas para supervisionar a implementação e as operações em andamento, e a BHGE se unirá ao Conselho de Administração da ADNOC Drilling.

A parceria permitirá à ADNOC captar mais valor de cada barril de petróleo que produz enquanto planeja aumentar sua atividade de perfuração convencional em 40% até 2025 e aumentar substancialmente o número de seus poços não convencionais, em linha com sua estratégia de crescimento inteligente para 2030. A ADNOC Drilling continuará a ser a única fornecedora de equipamentos para as empresas do Grupo ADNOC e capitalizará a crescente atividade de upstream da ADNOC, implementando sua nova oferta integrada para capturar até 30% do mercado de perfuração e completação nos próximos três anos, demonstrando o aumento da eficiência de perfuração e melhores níveis de atendimento ao cliente.

Os dois parceiros serão capazes de alavancar a capacidade da frota de sonda existente da ADNOC Drilling com um gasto limitado de despesas de capital. A parceria ganhará novas oportunidades significativas de negócios, incluindo o potencial de oferecer serviços integrados de perfuração além das fronteiras dos EAU.

O Dr. Sultan Ahmed Al Jaber, Ministro de Estado dos EAU e CEO do ADNOC Group, disse: “Escolhemos a BHGE depois de um processo rigoroso e competitivo como um parceiro com quem temos uma relação de trabalho de longa data e que partilha a visão e os valores de longo prazo da ADNOC. Essa parceria exclusiva com a BHGE ocorre em um momento importante nas necessidades de perfuração de Abu Dhabi, à medida que a ADNOC desenvolve seus recursos de hidrocarbonetos convencionais e não convencionais e, ao mesmo tempo, vemos o potencial futuro de crescimento regional adicional. Isso garantirá que seremos capazes de atender melhor ao nosso crescimento inicial enquanto captamos e retemos maior valor.

“A parceria constitui um importante bloco de construção da estratégia de crescimento inteligente 2030 da ADNOC, à medida que continuamos a impulsionar a eficiência operacional e o desempenho, e a obter ainda mais valor em cada barril que produzimos. As capacidades combinadas e a experiência desta parceria irão criar maiores eficiências de perfuração e tempos de conclusão de poço mais rápidos, gerar retornos atrativos e permitir a transferência de know-how e acesso à tecnologia. É importante ressaltar que também impulsionará a criação de empregos e o crescimento econômico, além de manter um nível saudável de competição no dinâmico mercado de serviços de campos petrolíferos dos Emirados Árabes Unidos. ”

Outro passo na transformação do ADNOC

Esta parceria é mais um passo na transformação do ADNOC em todo o grupo, que é apoiada por uma abordagem nova e expandida de parcerias estratégicas e co-investimentos, bem como a gestão mais pró-ativa do portfólio de negócios e alocação de capital da ADNOC.

O presidente e diretor executivo da BHGE, Lorenzo Simonelli, disse: “Essa parceria reúne a BHGE e a ADNOC, apoiada por uma estreita e longa relação de trabalho. Estamos muito satisfeitos por ter uma participação minoritária na ADNOC Drilling para desenvolver em conjunto e aumentar ainda mais as capacidades técnicas da empresa, o acesso ao mercado e o valor. De uma maneira única, ela nos permite gerar fluxos de receita previsíveis e crescimento de longo prazo para ambas as empresas e nos permite investir em um ambiente de mercado estável, confiável e seguro. Suportado pelo portfólio líder de tecnologia e serviços da BHGE, o ADNOC Drilling permitirá que o ADNOC libere um valor significativo de seus recursos inexplorados, ao mesmo tempo em que desenvolve capacidades locais e acelera o crescimento geral do mercado. ”

Ele acrescentou: “A transação aumenta significativamente nossa atividade na região e demonstra nossa capacidade única de criar valor para nossos clientes e acionistas por meio de acordos comerciais inovadores, parcerias e soluções de tecnologia de ponta”.

Os Emirados Árabes Unidos estão localizados em uma das maiores super bacias de hidrocarbonetos do mundo, com potencial significativo para explorar seus reservatórios não desenvolvidos e desenvolver ainda mais seus recursos existentes. A concretização deste potencial, juntamente com o contínuo crescimento e desenvolvimento da ADNOC Drilling, proporcionará mais oportunidades para fornecedores locais de serviços terceirizados competirem e apoiarem os requisitos de serviços auxiliares e de perfuração integrados em expansão da ADNOC.

Atualmente, a BHGE emprega mais de 1.000 funcionários nos Emirados Árabes Unidos e oferece suporte a clientes com produtos e serviços que abrangem toda a cadeia de valor de petróleo e gás.

The following two tabs change content below.
Paulo Nogueira
Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás como técnico de operações, Pressure Downrole Gauge Operator e em plataformas de completação do Brasil e exterior