Documento contém sugestões dos produtores independentes para a continuidade de ações como o programa de desinvestimentos da Petrobras, Reate e Promar
A Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP) entregou esta semana aos responsáveis pelas campanhas dos candidatos à Presidência da República um documento contendo propostas que visam a construção de uma agenda eficiente voltada para o setor de óleo e gás, baseada nos pilares de transparência, celeridade e simplificação, buscando o fortalecimento do setor e aumento da consequente contribuição na geração de emprego e renda para o país.
Além de explicar o papel dos independentes no setor de petróleo e gás, o documento traz sugestões que envolvem temas como o Programa de Desinvestimentos da Petrobras, a continuidade das ações estabelecidas nos programas REATE e PROMAR, a exploração e produção de reservatórios não convencionais, licenciamento ambiental, a reestruturação da ANP e recomendações para a maior eficiência do Novo Mercado de Gás.
De acordo com Anabal Santos Jr., Secretário Executivo da ABPIP, o objetivo da Associação é promover um ambiente mais competitivo e com a simplificação regulatória e celeridade que os tempos atuais impõem. “O setor de petróleo e gás natural é um importante propulsor da economia brasileira, devido aos volumosos investimentos e impacto socioeconômico que proporciona. Para se ter uma ideia, apenas no setor de exploração e produção, projeta-se para o período de 2023 a 2030 investimentos da ordem de US$ 175 bilhões e a geração de 570 mil postos de trabalho diretos e indiretos a cada ano”, explicou.
- Nada de soja ou cana! Maior produto exportado pelo Brasil é o Petróleo, para a alegria da Petrobras e outras empresas do setor
- Do pré-sal à maior reserva de gás: Petrobras descobre 6 trilhões de pés cúbicos de gás na Colômbia e lidera revolução energética global
- Os impressionantes números das 10 plataformas de petróleo com MAIOR produção em outubro: Mais de 2 milhões de barris por dia em destaque no pré-sal!
- Brasil vai leiloar 78 MILHÕES de barris de petróleo! China levou maioria no último certame
Ainda segundo o executivo, as empresas independentes vêm apresentando um alto potencial e eficiência operacional na exploração e produção dos campos petrolíferos no mar e em terra e sua atuação possui grande importância para o Brasil, com arrecadação de royalties, tributos e geração de empregos.
Fonte: Simone Azevedo Comunicação