Abespetro calcula 721 mil vagas de empregos offshore até 2022

Abespetro calcula 721 mil vagas de empregos offshore até 2022
 

Associação Brasileira de Empresas de Serviços do Petróleo (Abespetro) calcula que até 2022 o setor abrirá 721 mil vagas de empregos offshore

Pesquisas feitas pela Associação Brasileira de Empresas de Serviços do Petróleo (Abespetro), apontam para uma estimativa otimista envolvendo a geração de empregos offshore. O instituto prevê que o setor abrirá 721 mil vagas de empregos no setor offshore. Houve uma incerteza no mercado de petróleo e gás nos últimos anos, a queda dos preços do petróleo e as medidas de cortes de custos comprovaram o desespero vivido pelo setor. Isso afetou muito a produção offshore, mas agora que o preço do petróleo parece ter se estabilizado, a indústria enfrenta a seguinte questão: Quais são as perspectivas para o petróleo e gás offshore neste novo ambiente de negócios?

Os investimentos globais no exterior sofreram um declínio acentuado com o resultado do colapso do preço do petróleo, depois de alcançar um record histórico em 2014 de US $ 335 bilhões. No novo clima de preços, vários investimentos planejados não se tornaram lucrativos, e as empresas tiveram que repensar como reduzir os custos de investimentos para tornar seus projetos comercializáveis. No entanto o ânimo da indústria se transformou em 2017, para uma visão mais otimista do futuro. A Rystad Energy acredita que os investimentos globais no exterior serão de US $ 155 bilhões a partir de 2018.

Com a revitalização dos campos maduros e o congelamento do preço do petróleo, a Abespetro conclui que a tendencia é o crescimento do setor offshore e a probabilidade da capacidade de empregabilidade passar de  1,2 milhões de novas vagas de empregos.  Podemos ver claramente a dinâmica da indústria entre investimentos e produção, onde a produção segue o perfil de investimentos. Devido a essa relação evidente, esperamos que a produção volte a se recuperar rapidamente até 2022, já que o aumento estimado de negócios pós-2018 resultará em novos ativos e consequentemente na restruturação do setor.

Vaga no setor marítimo para Condutor de Máquinas CDM

Sobre Efraim Pereira

Efraim Pereira, Cabo Frio, RJ, técnico de Mecanica e Estrutura Naval com mais de dez anos de experiencias no setor de Oléo e Gas no Brasil e no exterior como Especialista técnico em MWD/LWD e Hose Dunlop Oil & Marine.