Home > Sem categoria

A oleoduto da Ecopetrol sofre ataques a bomba

Paulo Nogueira
por
-
21-01-2019 10:04:57
em Sem categoria
A oleoduto da Ecopetrol sofre ataques a bomba Ecopetrol confirma vazamento de óleo na linha de 85.000 bpd após um ataque no fim de semana na Colômbia

Ecopetrol confirma vazamento de óleo na linha de 85.000 bpd após um ataque no fim de semana na Colômbia

A companhia estatal de petróleo colombiana Ecopetrol disse que um ataque a bomba no oleoduto Transandino no fim de semana causou um vazamento no sudoeste de Narino, perto da fronteira com o Equador. A empresa disse que o gasoduto não estava operando no sábado durante o ataque, o primeiro deste ano. Houve 16 ataques em 2018.

A Ecopetrol não informou quem foi responsável pelo bombardeio ou quando o gasoduto retornaria ao serviço. O oleoduto Trasandino, de 306 quilômetros, tem capacidade para transportar cerca de 85.000 barris de petróleo por dia dos campos na província de Putumayo para o porto de Tumaco, no Oceano Pacífico, de onde é exportado.

A região sul da Colômbia possui extensivos cultivos de coca e laboratórios para produzir cocaína. Rebeldes do Exército de Libertação Nacional (ELN), dissidentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e gangues criminosas também lutam pelo controle territorial na área. O ELN freqüentemente ataca a infraestrutura de petróleo e energia na área.

A Ecopetrol detém 20% em exploração de Blocos no pré-sal na região de Pau Brasil, junto com a BP(50%) e CNOOC(30%). Mais informações sobre as atuações delas aqui.

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.
fwefwefwefwefwe