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A era dos motores 3 cilindros está acabando!? Conheça os carros mais racionais para comprar hoje e entenda o que está por trás dessa decisão das montadoras!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 09/11/2024 às 08:25
A era dos motores 3 cilindros está acabando: Conheça os carros mais racionais para comprar hoje e entenda o que está por trás dessa decisão das montadoras!
Foto: Dall-e

Fim dos motores 3 cilindros? Descubra por que as montadoras estão deixando essa configuração de lado e quais são os principais modelos que ainda utilizam esse tipo de propulsor.

O futuro dos motores 3 cilindros tem gerado muita discussão, especialmente nas redes sociais. Críticas e opiniões inflamadas surgem em perfis e canais no YouTube, onde muitos “especialistas” afirmam que esses propulsores são frágeis ou descartáveis. No entanto, a realidade conta uma história diferente: esses motores compactos equipam cerca de metade dos carros de passeio vendidos no primeiro trimestre de 2024. Com eficiência energética e desempenho surpreendentes, os motores 3 cilindros estão longe de serem descartáveis — e continuam a conquistar espaço no mercado global.

Um pouco da história dos motores 3 cilindros no Brasil e no mundo

Será que estaria mesmo chegando o fim dos motores 3 cilindros? Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), de janeiro a março de 2024 foram emplacados 376.691 automóveis. Desse total, 203,4 mil foram equipados com motores 1.0.

Contudo, apenas o Fiat Mobi (que acumula pouco mais de 14 mil unidades) ainda utiliza bloco 1.0 com 4 cilindros. Todos os demais contam com motores 3 cilindros, ou seja, dos 376 mil carros emplacados, 188.735 deles utilizam motor 3 cilindros, sem contar parte das 1.131 unidades do X1 e Série 1, que usam unidade tricilíndrica 1.5 turbo.

Os motores 3 cilindros estão no mercado há 71 anos. Ele foi desenvolvido pela alemã DKW (com ciclo dois tempos), inclusive foi vendido no Brasil na famosa Vemaguet. Nos anos 1970 o bloco tricilíndrico se sofisticou e ganhou o mercado japonês como solução para substituir os motores dois cilindros dos antigos Kei Cars.

Motor 3 cilindros é bom?

Grande parte dos motores 3 cilindros modernos derivam de blocos de 4 cilindros. Basicamente tiveram um cilindro removido. Na Europa ainda é comum blocos 1.2, que foram desenvolvidos a partir de motores 1.6.

O principal argumento dos fabricantes é que o bloco de três pistões tem menor perda de energia térmica e atrito, visto que são menores e conta com pelo menos 25% das peças móveis, quando comparado com um motor 4 cilindros. Os motores de automóveis perdem muita energia para vencer o atrito de suas peças.

Segundo os engenheiros, cerca de 20% da potência do motor são perdidos apenas com o atrito. Com um cilindro a menos, o esforço cai na ordem de 15%. Dessa forma, sobra mais energia para transferir às rodas.

O pulo do gato foi unir o bloco com turbo compressor. Com isso se conseguiu médias de potência e torque superiores a motores 2.0 aspirados. Sendo assim, as fabricantes conseguiram se adequar a exigências de emissões e oferecer performance.

Fim dos motores 3 cilindros? Principais carros com o propulsor em 2024

As desvantagens do motor 3 cilindros também é grande e, entre elas, estão a menor potência, visto que, em geral, tem menos potência do que os motores de quatro cilindros, o que pode afetar o desempenho do veículo, especialmente em situações de alta carga ou velocidade.

Apesar dos rumores do fim dos motores 3 cilindros, atualmente, o mercado nacional conta com pelo menos 23 modelos equipados com motores tricilíndricos, com deslocamentos que variam de 1.0 a 1.5. Pelo visto, será difícil fugir desse tipo de motor. Entre os modelos estão:

  • Peugeot 208;
  • Hyundai HB20S;
  • BMW Série 1;
  • Fiat Argo;
  • Volkswagen Virtus;
  • Fiat Pulse;
  • Fiat Strada;
  • Chevrolet Onix Plus;
  • Chevrolet Montana;
  • Chevrolet Onix;
  • Renault Kardian;
  • Chevrolet Tracker;
  • Volkswagen T-Cross;
  • Hyundai HB20;
  • Hyundai Creta;
  • Fiat Fastback;
  • Citroën C3;
  • Renault Kwid;
  • Citroën C3 Aircross;
  • Volkswagen Nivus;
  • BMW X1;
  • Volkswagen Polo;
  • Toyota GR Corolla;
  • Mini Cooper.

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Romison Lima
Romison Lima
09/11/2024 10:08

Claro o motivo é um só descartável

Rafael Lemos Sesta
Rafael Lemos Sesta
09/11/2024 10:24

Existem bons e maus motores de 3 cilindros, tal como de 4, 6 8… Não é o número de cilindros que determina se um motor é bom ou ruim.

Até porque o TSI da VW não tem relação nenhuma com o 3 cilindros gm ou Hyundai.

Claro que os 3 cilindros atuais vieram com tecnologias novas, e algumas deram (e algumas seguem dando) problemas.

A sobrealimentação e a injeção direta são mais complexas, mas estão confiáveis.

A correia banhada a óleo está sim vem sendo problema… Mas vamos lembrar que os 3 cilindros da Fiat, Hyundai e Nissan (que não é o mesmo do kwid e Sandero) usam corrente, e o vê correia seca.

E tem motores 4 cilindros que usam correia banhada e dão problema (Amarok, nova ranger 4 cilindros)

Charles Bernaldo ottone
Charles Bernaldo ottone
09/11/2024 11:05

O Brasil tem que parar de deixar entrar essas coisas ruins aqui no país.esquece,quem pensar em comprar um carro não comprei com motor 3 cilindros não eu caí nessa besteira.comprei um reno Logan 1.0 3 cilindros para trabalhar com aplicativo.a pior coisa que fiz em minha vida fiquei um ano com o carro 8 meses passei só na oficina.o carro me quebrou.fica a dica.

Manoel José Carlos
Manoel José Carlos
09/11/2024 11:16

Motores de três cilindros, vai em uma oficina mecânica que você tem a resposta.

Victor Almeida
Victor Almeida
09/11/2024 11:54

Dá para confiar em uma matéria sobre motores escrita por um jornalista especialista em SEO (para quem não sabe, SEO é o nome das técnicas para aumentar a quantidade de acessos sem usar publicidade paga)?
Materia pegando carona na.polemica, só paravter mais cliques, um monte de informações desconexas passando pano em um conjunto de soluções de engenharia que não são confiáveis.
Aqui apenas alguns exemplos de soluções mecânicas duvidosas quem foram adotadas nesses motores “modernos” que são projetados para operar no limite, e ter um csuto de produção baixo, compromentendo a durabilidade, mesmo em condições de uso normal:
– correia de borracha banhada a óleo
– maior vibração (3 cilindros e quatro tempos apresentam vibração muito maior que 4 cil e 4 tempos).
– projetados para não terem retifica, os motores mais atigos previam como condição de projeto 2 ou 3 retificas.
– temperaruras de funcionamento mais altas em blocos e cabeçotes de alumínio.
Compra quem quer, eu que, por opção pessoal, fico com o mesmo carro por alguns anos, fujo desses motores de conceito “moderno” e o alto risco de ter problemas de durabilidade.

Eu1B
Eu1B
Em resposta a  Victor Almeida
09/11/2024 13:00

Exatamente, motor descompassado, 3 cilindros em 4 tempos. Em momento algum esse motor é equilibrado. Similar ao famigerado aro 13, vom 3 parafusos, so existe no Brasil, na India e paises similares… Basta pensar um pouco, nao precisa ser inteligente.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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