99, Raízen, Caoa Chery e outras empresas planejam instalar 10 mil pontos de recarga para carros elétricos no Brasil

Valdemar Medeiros
por
-
27-04-2022 12:51:35
em Automotivo, Veículos Elétricos
99-Raizen-Caoa-Chery - Ipiranga - pontos de recarga - carros elétricos - carro elétrico “Aliança pela Mobilidade Sustentável” formada pela Caoa Cherry, Ipiranga, Movida, Raízen, Tupinambá Energia, Unidas e Zletric – imagem: 99/Divulgação




A 99, Raízen, Caoa Chery, Ipiranga e outras empresas estão investindo na instalação de 10 mil novos pontos de recarga no Brasil, com o objetivo de impulsionar a venda de carros elétricos no país.

Cerca de nove empresas do setor de mobilidade urbana, com destaque para 99, Raízen, Caoa Chery e Ipiranga, anunciaram nesta terça-feira (26) que estão lançando uma coalizão com o intuito de democratizar o acesso aos carros elétricos no país. Conhecida como Aliança pela Mobilidade Sustentável, a iniciativa tem como líder a companhia de aplicativos 99 e busca alavancar a infraestrutura para carros elétricos no país por meio da instalação de pontos de recarga. Também fazem parte da iniciativa a empresa Movida, Unidas, Eletric e Tupinambá.

10 mil pontos de recarga serão instalados no Brasil

Entre as metas estabelecidas pela 99, Raízen, Caoa Chery e Ipiranga está a expansão da participação dos carros elétricos novos para 10% de vendas até o ano de 2025, o que atualmente está com um índice de 2%, e também a criação de 10 mil pontos de recarga públicos. Além disso, as empresas planejam lançar, no mínimo, 300 carros elétricos da 99 ainda em 2022, com o intuito de chegar aos 10 mil até o ano de 2025 e 10% da frota até o ano de 2030.

De acordo com Thiago Hipólito, em um primeiro momento, estão sendo unidas as principais empresas do setor de mobilidade, como a 99, Raízen, Caoa Chery e Ipiranga, para que haja investimentos cruzados dentro da área de expertise de cada empresa. Nesta primeira fase, também serão definidos como cada empresa deve contribuir para que as metas sejam alcançadas.

Como Hipólito já havia explicado, em um primeiro momento a 99 trará 300 carros elétricos ainda em 2022 para que sejam testados na plataforma. Os veículos serão comprados, em sua grande parte, por parcerias com as montadoras e locadoras e também a partir de recursos próprios.

São Paulo será Polo Pioneiro na iniciativa da 99, Raízen, Caoa Chery e Ipiranga

Segundo Hipólito, com os aprendizados desta primeira fase, as empresas estudarão a melhor forma para oferecer 10 mil carros elétricos aos motoristas até 2025 até chegar a 100% da frota em 2030.

O intuito é desenvolver estratégias conjuntas para financiar projetos e impulsionar o desenvolvimento de todo o ecossistema para que seja possível expandir o uso dos veículos. A discussão ainda está em andamento entre as empresas.

Com a aliança, a 99, Raízen, Caoa Chery e Ipiranga buscam chegar à emissão zero carbono até 2030 e São Paulo será o primeiro polo pioneiro para a instalação dos pontos de recarga. De acordo com membros da aliança, o intuito é que os carros mais sustentáveis e limpos sejam acessíveis aos motoristas parceiros da empresa, em termos de infraestrutura e financeiro.

Aliança Pela Mobilidade Sustentável busca reduzir gargalos no mercado e veículos elétricos

A iniciativa da implantação de novos pontos de recarga visa impulsionar toda a infraestrutura necessária para a eletrificação da frota brasileira, através do apoio aos fornecedores de peças e montadoras desses veículos, tornando seu aluguel entre motoristas de aplicativo mais fácil e de baixo custo.

O mercado de veículos elétricos está avançando no país e só no ano de 2021, o setor cresceu cerca de 77% se comparado a 2020, somando cerca de 35 mil veículos vendidos de acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico – ABVE.

Entre os impasses que devem ser superados ainda há o preço elevado do veículo, especialmente se comparado com os veículos a combustão e os gargalos de infraestrutura, com poucos pontos de recarga localizados fora dos grandes centros. Segundo Hipólito, a aliança entre a 99, Raízen, Caoa Chery e Ipiranga, busca principalmente reduzir esses gargalos do segmento com a soma de esforços de vários setores atuando lado a lado.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.