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5 modelos que mais complicam a troca da correia dentada, exigindo desmontagens absurdas, custos altos e muita paciência – um deles até precisa separar a carroceria do chassi!

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 18/02/2025 às 20:53
5 modelos que mais complicam a troca da correia dentada, exigindo desmontagens absurdas, custos altos e muita paciência – um deles até precisa separar a carroceria do chassi!
Trocar a correia dentada nesses carros é um desafio porque o acesso à peça é extremamente complicado. Em alguns casos, é preciso desmontar o motor, retirar a frente do carro ou até separar a carroceria do chassi!

Esses 5 carros tornam a troca da correia dentada um verdadeiro pesadelo! Desmontagem do motor, remoção da carroceria, reprogramação eletrônica e até ferramentas especiais são necessárias – veja quais modelos dão mais trabalho e o motivo!

Se tem uma coisa que qualquer dono de carro teme, é a quebra da correia dentada. Essa peça é essencial para o funcionamento do motor, e sua substituição deve ser feita dentro do prazo recomendado. Mas e quando o próprio carro complica o processo? Alguns modelos foram projetados de um jeito que faz até mecânico experiente suar frio!

Nessa lista, vamos falar sobre os cinco carros que tornam a troca da correia dentada uma verdadeira missão impossível. Se você tem um desses modelos, prepare-se para uma mão de obra trabalhosa e, claro, um custo mais alto.

O desafio em alguns modelos

A correia dentada tem a função de manter o sincronismo do motor, conectando o eixo-comando ao virabrequim. Se ela falhar, as válvulas podem colidir com os pistões, causando danos irreparáveis. O problema é que, em alguns carros, trocar essa peça não é nada fácil.

Enquanto em alguns veículos a troca da correia é relativamente simples, outros possuem um design que complica tudo. O acesso restrito, necessidade de desmontar o motor ou até mesmo separar a carroceria do chassi são apenas alguns dos desafios enfrentados pelos mecânicos.

Os 5 modelos mais difíceis para trocar a correia dentada

Fiat Marea – Um verdadeiro pesadelo mecânico

Se existe um carro que ficou famoso por sua manutenção complicada, é o Fiat Marea. Só de ouvir o nome, muitos mecânicos já desistem. O grande problema está no acesso à correia dentada: para trocá-la, é necessário desprender o motor dos coxins e deslocá-lo junto com a caixa de marchas.

Isso significa mais tempo de serviço e um custo alto para os proprietários. Não é à toa que o Marea ficou conhecido como um dos carros mais trabalhosos para manutenção.

Land Rover Discovery 4 – Separando carroceria e chassi

No Land Rover Discovery 4, a troca da correia dentada é ainda pior: o espaço no motor é tão apertado que a única solução é separar a carroceria do chassi. Além disso, depois da troca, ainda é preciso reprogramar os módulos eletrônicos do carro!
No Land Rover Discovery 4, a troca da correia dentada é ainda pior: o espaço no motor é tão apertado que a única solução é separar a carroceria do chassi. Além disso, depois da troca, ainda é preciso reprogramar os módulos eletrônicos do carro!

Se o Marea já deu trabalho, o Land Rover Discovery 4 leva a dificuldade a outro nível. Nesse modelo, o espaço para acessar a correia dentada é tão pequeno que a única solução é separar a carroceria do chassi.

E como se isso não bastasse, após a troca da correia, ainda é necessário reprogramar os módulos eletrônicos do carro. Ou seja, o tempo e o custo da manutenção sobem consideravelmente.

Volkswagen Amarok – O problema da sujeira

A picape Volkswagen Amarok não exige uma desmontagem tão radical quanto os modelos anteriores, mas tem um problema crônico: a posição da correia dentada favorece o acúmulo de sujeira. Isso faz com que a peça se desgaste rapidamente e possa se romper antes do tempo.

Para tentar solucionar o problema, foi desenvolvido um aspirador especial que ajuda a manter a área limpa. Mesmo assim, a confiança dos proprietários nunca foi a mesma.

Audi A6 – Uma desmontagem quase completa

O Audi A6 é um carro luxuoso e potente, mas quem precisa trocar a correia dentada enfrenta um grande desafio. Nos modelos com motores V6 e V8, o acesso à peça exige a desmontagem da parte frontal do carro.

Isso significa remover o para-choque, esvaziar o radiador e desmontar vários componentes para chegar até a correia. O resultado? Um serviço demorado e caro, que muitos mecânicos evitam fazer.

Nissan Frontier – Espaço limitado no cofre do motor

A Nissan Frontier fabricada entre 2002 e 2008 também entra na lista dos modelos problemáticos. O motivo? O espaço no cofre do motor é extremamente limitado por conta da posição da bomba de combustível.

Para conseguir trocar a correia dentada, é necessário separar a cabine do chassi. Isso torna o processo caro e trabalhoso, exigindo um mecânico especializado para evitar problemas.

Trocar a correia dentada já não é a manutenção mais barata do mundo, mas para donos de alguns modelos, o desafio é ainda maior. O acesso complicado, necessidade de desmontagens extensas e até mesmo a separação da carroceria são alguns dos fatores que elevam o custo e o tempo de serviço.

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 3.000 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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