3,5 mil vagas em cursos técnicos gratuitos são abertas pelo Senai de São Paulo para as áreas de metalurgia, construção civil, mecânica e outras

Roberta Souza
por
-
14-04-2021 16:30:30
em Cursos
Senai, cursos técnicos, cursos técnicos gratuitos Alunos de curso técnico do Senai/ Fonte: Vale Notícias

Os cursos técnicos gratuitos ofertados pelo Senai em São Paulo abrangem as seguintes áreas: construção civil, mecânica, metalurgia, equipamentos, automotiva, segurança e mais

3.500 vagas são abertas pelo Senai para cursos técnicos gratuitos. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do estado de São Paulo abriu na segunda-feira, dia 12, as inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos. Interessados podem se inscrever até o dia 26 deste mês (abril). Vale ressaltar que no momento da seleção, serão avaliados os desempenhos dos interessados por meio do boletim escolar ou pela análise do histórico.

Pré-requisitos para se inscrever nos cursos técnicos gratuitos do Senai

Para poder se inscrever nos cursos técnicos gratuitos ofertados pelo Senai, o interessado deve ter no mínimo 15 anos, ter concluído o 1º ano do ensino médio (cursos que serão realizados na parte da manhã e na parte da tarde), ou concluído o ensino médio (cursos que serão realizados no período da noite), ou ainda estar cursando cursos que possibilitem a conclusão do curso antes da data das aulas.

Os cursos técnicos e gratuitos do Senai têm duração de um a dois anos e são todos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Os candidatos devem se inscrever nos cursos técnicos até o dia 26 de abril. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 8 de junho a partir das 8h no site do Senai ou nas escolas que serão realizados os cursos.

Confira abaixo quais serão as áreas dos cursos técnicos ofertados em São Paulo

Os cursos ofertados são das seguintes áreas: Alimentos, Automotiva, Construção Civil, Eletroeletrônica, Equipamentos Biomédicos, Gestão, Gráfica, Mecânica, Mecatrônica, Metalurgia, Vestuário, Refrigeração, Segurança do Trabalho e Tecnologia da Informação. Serão 26 cidades do estado de São Paulo que irão ofertar os cursos nas unidades do Senai. As aulas dos cursos técnicos gratuitos tem previsão para começar no dia 29 de julho.

Os resultados serão divulgados das seguintes formas:

Técnico Diurno: A seleção é feita por meio de processo seletivo unificado, tendo como ordem de prioridade o preenchimento das vagas: candidatos formalmente indicados pelas empresas doadoras do SENAI-SP, candidatos formalmente indicados por empresas não doadoras – desde que sejam do SENAI-SP, e posteriores pessoas candidatas à comunidade. As datas dos resultados da seleção: Classificados: de 15 a 17/6/2021;  1ª Chamada de Suplentes: 18/6/2021; 2ª Chamada de Suplentes: 21/6/2021.

Técnico Noturno: A inscrição também é realizada por meio do processo seletivo, para candidatos que concluíram o ensino médio ou que se inscreveram em uma comunidade que lhes permita concluir o curso antes da data das aulas. As datas dos resultados da seleção: Classificados: de 22 a 24/6/2021; 1ª Chamada de Suplentes: 25/6/2021; 2ª Chamada de Suplentes: 28/6/2021.

Como se candidatar nos cursos em São Paulo

Os interessados em participar dos cursos técnicos em São Paulo devem acessar o site do SENAI e na plataforma a inscrição será realizada. A instituição ainda ressalta que para poder participar do processo seletivo possui uma taxa de inscrição no valor de R$53,00, para candidatos da comunidade, que deve ser paga via boleto. Boa sorte!

Veja também:

Cursos online e gratuitos no Ceará

O Centec –  Centro Ensino Tecnológico oferece diversos cursos online gratuitos no estado do Ceará. Nos 14 cursos de qualificação profissional, são atendidas 1.080 vagas. Os cursos têm início no dia 19 de abril e vão até o dia 30. Os cursos gratuitos online oferecidos pelo Centec são voltados para pessoas maiores de 16 anos, residentes no estado do Ceará, em situação de vulnerabilidade social e econômica, com renda mensal não superior a um salário mínimo e beneficiárias do Mais Cartão de Infância.

Além disso, é necessário compreender os pré-requisitos específicos de cada curso, como as habilitações literárias mínimas, os equipamentos necessários (telemóvel, portátil ou computador) com acesso à Internet. Cada pessoa só pode se inscrever em um curso de cada vez.

Os cursos ofertados serão: Python: algoritmos e lógica de programação; Noções de operador de caixa; Noções de informática; Técnicas de negociação e vendas; Ferramentas digitais; Noções de eletricidade com segurança; Cultivo de hortaliças em ambiente doméstico; Noções de liderança e gestão de pessoas; Empreendedorismo; Técnicas do assistente administrativo; Norma Regulamentadora Nº 10 (NR-10); Ferramentas digitais; Noções de nutrição e educação alimentar e Técnicas de Instalações Hidrossanitárias .

Para acessar a matéria completa, basta CLICAR AQUI.  

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos