Início 2% de toda energia elétrica brasileira é consumida pela Mineradora Vale, aponta levantamento feito pelo Observatório da Mineração

2% de toda energia elétrica brasileira é consumida pela Mineradora Vale, aponta levantamento feito pelo Observatório da Mineração

22 de julho de 2022 às 16:34
Compartilhe
Siga-nos no Google News
A Vale, maior mineradora do país, consome sozinha 2% de toda energia elétrica do Brasil. O dado impressiona e preocupa os principais especialistas brasileiros, isso porque a gigante do setor de mineração chega a consumir energia elétrica equivalente à consumida por um estado, por exemplo.
Foto: Observatório da Mineração

A Vale, maior mineradora do país, consome sozinha 2% de toda energia elétrica do Brasil. O dado impressiona e preocupa os principais especialistas brasileiros, isso porque a gigante do setor de mineração chega a consumir energia elétrica equivalente à consumida por um estado, por exemplo.

Na última terça-feira, (20/07), foi divulgado um levantamento feito pelo Observatório de Mineração, apontou que a Vale, maior mineradora do Brasil e top 5 no mundo, consome sozinha, em média, 2% de toda a energia elétrica produzida no país. Por exemplo, se a empresa fosse um estado brasileiro, teria a demanda equivalente à do Espírito Santo, o que é considerado muita coisa.

A demanda energética da maior mineradora do país se dá pelo tamanho do setor minero-siderúrgico

Nesse sentido, é válido salientar que a demanda energética tão gigante da mineradora está em linha com o tamanho do setor minero-siderúrgico no mercado de energia elétrica brasileiro, responsável pelo consumo de 11% de toda a eletricidade produzida no país. E considerando o consumo energético como um todo, além da eletricidade, mais de 50% da energia consumida pela Vale deriva de energias não-renováveis. 

Artigos recomendados

Dessa forma, o dado é de suma importância também para o mercado, uma vez que evidencia a vulnerabilidade da empresa a possíveis cobranças de mercados internacionais sobre o carbono atrelado à sua produção.

A mineradora conta com subsídios, incentivos, isenções e regimes tributários especiais que barateiam a eletricidade que a empresa consome, outra informação importante levantada pela reportagem. Isso não é exatamente errado, mas acaba complicando pela falta de transparência da empresa sobre essas informações.

Enquanto isso, a energia solar consolidou-se como a 3.ª maior fonte na matriz elétrica nacional, atrás apenas das hidrelétricas e das eólicas. Um levantamento da ABSOLAR, feito sobre dados da ANEEL, observou uma capacidade instalada de 16,4 GW de energia solar no país, superando assim o total do gás natural e de biomassa (ambos com 16,3 GW). 

O aumento da geração solar foi facilitado nos últimos tempos por investimentos de mais de R$ 86 bilhões que garantiram R$ 22,8 bi em arrecadação governamental e quase 480 mil novos postos de trabalho, além de evitar a emissão de 23,6 milhões de toneladas de CO2, o que acabaria sendo de grande ajuda para a mineradora.

Conheça um pouco sobre a mineradora Vale

Desse modo, criada em 1.º de junho de 1942 como a estatal Companhia Vale do Rio Doce, a Vale é hoje uma companhia privada que está entre as maiores mineradoras do mundo. A empresa tem operações que extrapolam fronteiras e está presente em cerca de 20 países, transformando recursos naturais e focando no desenvolvimento sustentável.

Além da mineração, a mineradora também atua em logística, com ferrovias, portos, terminais e infraestrutura de última geração, em energia e em siderurgia.

A mineradora afirma que está focada  em pessoas e busca, cada vez mais, potencializar talentos em suas mais diversas formas. Além disso, a mineradora acredita que a diversidade é essencial para a construção e maximização da empresa de maneira mais inclusiva e sustentável. A Vale acredita que a mineração é essencial para o desenvolvimento do mundo e que serve à sociedade ao gerar prosperidade para todos e cuidar do planeta. 

A Vale também afirma que está comprometida em se tornar uma das empresas de mineração mais seguras e confiáveis do mundo, sempre respeitando seu princípio básico: a vida em primeiro lugar. E para isso, a mineradora se compromete a ser uma operadora sustentável, catalisadora de desenvolvimento local e agente global de sustentabilidade e, assim, poder gerar mais evolução para a empresa e também para o país.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes