WEG e Instituto Senai transformam carro a combustão em veículo elétrico e avançam na mobilidade elétrica brasileira

Valdemar Medeiros
por
-
15-09-2021 17:52:15
em Indústria e Construção Civil
WEG - Senai - carro a combustão - veículo elétrico Ilustração WEG e Senai Jaraguá do sul – Créditos: Infonet

A mobilidade elétrica no Brasil está crescendo de forma considerável. Agora, o Senai de Santa Catarina, com o apoio da WEG, foi capaz de transformar um carro a combustão em veículo elétrico

Em Jaraguá do Sul, no estado de Santa Catarina, os avanços em mobilidade urbana e inovação só aumentam no ramo de carros elétricos. Após o primeiro eBus ser colocado em circulação, agora o objetivo é transformar um carro a combustão em veículo elétrico. Essa conversão acontecerá no Instituto Senai Eggon João da Silva e conta com o apoio da WEG, que é especializada na fabricação e venda de motores elétricos, transformadores, tinas e geradores.

Leia também

Autoridades do Senai e WEG se pronunciam

De acordo com Valter Luiz Knihs, diretor de e-Mobily da WEG, a empresa oferta os componentes para o carro a combustão rodar com um motor elétrico e a parte eletrônica de potência, por exemplo. Segundo o executivo da WEG se o projeto possuir todos os componentes, a conversão de um carro a combustão para um veículo elétrico é feita em três semanas.

Já de acordo com Jefferson Galdino, gerente executivo regional Sesi/Senai, historicamente a unidade já possui o curso de mecânica automotiva e agora, inicia um curso para preparar futuros eletromecânicos. Segundo o executivo do Senai, os veículos elétricos possuem garantia de fábrica de pelo menos 5 anos e depois disso, eles são mandados para oficinas comuns.

Atualmente, Jaraguá do Sul já possui uma oficina que está apta para trabalhar com um veículo elétrico. Segundo Alexandre Araújo, professor de engenharia, os alunos estão se ligando cada vez mais ao projeto e já desenvolveram uma moto elétrica e um kart elétrico.

Para Célio Bayer, vice-presidente da Fiesc Vale do Itapocu, o carro a combustão do Senai e WEG que será convertido em veículo elétrico, será um protótipo para se avaliar e discutir com os alunos os benefícios e a possibilidade desse tipo de transformação.

Brasil evolui no ramo de conversão automotiva

Além desse projeto do Senai e a WEG, outras localidades também investem neste tipo de transformação. Como é o caso do RN que agora está desenvolvendo o primeiro Buggy elétrico da região Nordeste.

Desta vez, a parceria para transformar um carro a combustão em veículo elétrico é entre o Senai, a Indústria Selvagem e a UFRN. A previsão é que o primeiro veículo elétrico do modelo esteja pronto até 2020 e de acordo com o professor de automação eletrotécnica do CTGAS-ER, Davinson Rangel, a autonomia do modelo com apenas uma carga é de 200 km, o suficiente para dois passeios entre as praias de Ponta Negra e Muriú.

Conheça melhor o Senai SC e a WEG

O Senai tem como objetivo fomentar a inovação industrial através da educação, pesquisa aplicada, consultoria e serviços técnicos e tecnológicos que são decisivos para a competitividade industrial do estado e do país.

Vale ressaltar que o Senai é um dos cinco maiores complexos de educação do mundo e o maior da América Latina. Fundada em Jaraguá do Sul em 16 de setembro de 1961, a WEG é reconhecida como uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo. A empresa foi fundada por Wenner, Eggon e Geraldo, cujo as iniciais formam o nome da empresa.

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe