Acordo com o ONS assegura capacidade de conexão para projetos digitais de grande porte no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
A Voltalia anunciou, em 8 de junho de 2026, a assinatura de um Contrato de Uso da Rede de Transmissão com o Operador Nacional do Sistema Elétrico.
Com isso, a companhia garantiu 322 megawatts de capacidade de conexão à rede elétrica no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará.
Além disso, o acordo reforça a estratégia da empresa no Brasil. A intenção é atender projetos de data centers em larga escala, setor que exige alto consumo de energia.
-
Navio cargueiro perdeu quase 2.000 contêineres no Pacífico e espalhou Crocs, capacetes, eletrônicos, baterias, etanol e 54 caixas gigantes de fogos de artifício pelo oceano
-
Por 35 anos, o mar devolveu pedaços de telefones Garfield às praias da França até uma caverna escondida revelar a carga perdida de um contêiner levado por tempestade nos anos 1980
-
Enquanto prédios antigos costumam ser abandonados, uma cidade da Holanda transformou um galpão de locomotivas de 1932 em biblioteca com cortinas gigantes e memória ferroviária preservada
-
Máquina gigante de 3 mil toneladas precisou ser carregada por quase 100 km na Austrália porque, mesmo conseguindo andar sozinha, poderia destruir seus próprios componentes no caminho
Conexão no Pecém reforça plano para infraestrutura digital
Segundo a Voltalia, a assinatura do contrato representa um marco importante para sua atuação no mercado brasileiro.
Dessa forma, a empresa busca se posicionar como parceira estratégica de projetos de infraestrutura digital com grande demanda energética.
Atualmente, a Voltalia afirma manter negociações avançadas com diversos operadores de data centers.
Principalmente por isso, a companhia planeja desenvolver projetos dedicados de energia renovável, com destaque para a energia eólica.
Energia renovável entra no centro da estratégia
A proposta da Voltalia é oferecer eletricidade confiável, competitiva e descarbonizada para operações digitais de grande porte.
Além disso, o crescimento dos data centers amplia a procura por fontes limpas e estáveis.
Nesse cenário, o Pecém aparece como ponto estratégico. O complexo reúne áreas disponíveis, infraestrutura industrial, logística robusta e acesso à rede elétrica.
Assim, a região ganha relevância para empreendimentos digitais que precisam de escala, segurança energética e planejamento técnico.
CEO destaca avanço da Voltalia no Brasil
Robert Klein, CEO da Voltalia, afirmou que o acordo fortalece a estratégia da empresa no país.
Segundo ele, a economia digital está impulsionando uma demanda crescente por energia renovável confiável e competitiva.
Além disso, Klein destacou que o Pecém possui uma base industrial e logística capaz de apoiar esse movimento.
Para a companhia, a presença regional combina três fatores centrais: recursos renováveis de qualidade, conexão garantida à rede e ambiente industrial pronto para novos projetos.
Próxima divulgação financeira já tem data
Na agenda corporativa, a Voltalia informou que divulgará os resultados financeiros do segundo trimestre de 2026 em 23 de julho de 2026, após o fechamento do mercado.
Quem é a Voltalia
A Voltalia atua internacionalmente no setor de energias renováveis.
O grupo produz e comercializa eletricidade a partir de usinas eólicas, solares, hidrelétricas, de biomassa e de armazenamento.
Atualmente, a empresa possui 3,6 GW de capacidade em operação e construção.
Além disso, mantém uma carteira de projetos em desenvolvimento com 12 GW de capacidade total.
A companhia também presta serviços para clientes do setor renovável, desde a concepção dos projetos até a operação e manutenção.
Com mais de 1.900 funcionários em 15 países, a Voltalia atua em três continentes.
A empresa está listada na Euronext Paris, sob o código VLTSA, e integra os índices Enternext Tech 40 e CAC Mid&Small.

Seja o primeiro a reagir!