Nesta terça-feira (24) houve um vazamento de combustível em um navio no terminal da Transpetro, na margem direita no porto de Santos.
As equipes tentaram conter o vazamento de combustível MF, com destinação ao abastecimento de grandes navios, do terminal da Transpetro, no Porto de Santos. Segundo a SPA – Santos Port Authority, que é a responsável pelo cais do porto de santos, não há nenhum ferido, e se mobilizaram vários órgãos para a contenção de combustível e limpeza da área.
Leia também
Inicio do vazamento ocorreu durante transferência
O vazamento de combustível se deu inicio durante uma transferência de combustível da embarcação Papoula, de bandeira brasileira, ancorada no terminal da Transpetro. As causas do acidente ainda seguem sendo apuradas. Logo após a identificação do vazamento de combustível, a área foi logo isolada, as operações de carga foram interrompidas, e se iniciaram os trabalhos de limpeza do combustível pelas equipes.
Equipes como Ibama, Cetesb e CPSP acompanharam de perto a situação de vazamento de combustível no local.
- O maior estaleiro de demolição de navios do mundo: com mais de 10 km de instalações costeiras, este centro de reciclagem naval desmantela cerca de 50% das embarcações globais
- Mais uma multinacional abre fábrica no Brasil! Dessa vez, o local escolhido foi Sorocaba, onde o Grupo Evapco investiu R$ 200 milhões e espera criar 800 vagas de emprego!
- Mega fábrica do Grupo Boticário em Minas Gerais terá R$ 1,8 BILHÃO de investimento e deve gerar 800 vagas de emprego para a população!
- Asfalto feito de cana? Conheça a estrada sustentável produzida com cinzas do bagaço da cana: mais resistente, durável e econômica
Transpetro explica acerca do combustível contido no convés da embarcação
De acordo com a Transpetro, o combustível armazenado no convés da embarcação e a menor parte que, atingiu o mar, foi totalmente neutralizada pelas barreiras de prevenção, que se situam ao redor da embarcação ancorada.
Cetesb se pronuncia acerca do vazamento de combustível
Segundo a Cetesb, logo após o acidente, o CRE do terminal foi acionado, por hora não foram encontrados resquícios de óleo fora do local onde ocorreu o vazamento de combustível.
Segundo a Capitania dos Portos, todas as medidas de contenção e coleta do combustível foram tomadas pelo terminal e empresa, a fim de prevenir maiores danos ao meio ambiente. Uma equipe de Inspeção Naval foi até o local, para verificação dos procedimentos de contenção, se estão realmente sendo realizadas de acordo.