A empresa de perfuração offshore Vantage Drilling concordou em pagar uma taxa de liquidação e resolver a investigação da SEC sobre um possível caso de suborno relacionado a um contrato de perfuração com a Petrobras.
O perfurador disse na segunda-feira que concluiu o acordo com a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (US Securities and Exchange Commission) “resolvendo a investigação da SEC sobre possíveis violações das cláusulas de controle contábil interno da Lei de Práticas Corruptas no Exterior dos EUA (FCPA) por sua antiga empresa controladora”. Vantage Drilling Company ”.
“Como parte do acordo, que surgiu das negociações da VDC com a Petróleo Brasileiro S.A. (“ Petrobras ”), a Vantage concordou em pagar US $ 5 milhões. A Vantage não admitiu nem negou qualquer das alegações da SEC, exceto quanto à jurisdição, que admitiu ”, disse a Vantage Drilling na segunda-feira.
- Emendas bilionárias favorecem térmicas e ameaçam barateamento da energia eólica offshore no Brasil, colocando bilhões de reais em jogo e o futuro sustentável em xeque
- Valor do dólar em 2025 é revelado — Veja todos os detalhes
- 5.111 km e 38 bilhões de metros cúbicos: China e Rússia inauguram um dos maiores gasodutos do planeta!
- BRICS amplia poder global: expansão histórica desafia dólar e redefine economia com Brasil em destaque
A Energy Offshore Hoje, em agosto de 2017, informou que o Departamento de Justiça dos EUA encerrou uma investigação sobre os supostos pagamentos indevidos da Vantage Drilling no Brasil sem tomar nenhuma ação.
A investigação surgiu em 2015 de alegações de pagamentos indevidos por um diretor da Vantage Drilling a ex-funcionários da Petrobras feitos em 2009 e 2010 em conexão com a contratação do navio-sonda Titanium Explorer para a Petrobras.
De acordo com um documento divulgado pela SEC na segunda-feira (PDF), através de agentes e intermediários concordaram em pagar US $ 31 milhões em propinas a funcionários da Petrobras e em troca, a Petrobras concedeu em fevereiro de 2009 um contrato de oito anos no valor de US $ 1,8 bilhão. o navio de perfuração Titanium Explorer.
Satisfeito com o encerramento
“Desde o início da investigação, a empresa prestou total cooperação ao DOJ e à SEC. A SEC observou, como uma de suas considerações para resolver o assunto, que a Companhia reconstituiu seu Conselho de Administração e colocou em prática uma nova equipe de gerenciamento.
“Com a resolução deste assunto junto à SEC e a decisão anterior do DOJ de encerrar sua investigação sobre a Vantage e a VDC sem tomar nenhuma ação, a investigação da Vantage e da VDC pelo governo dos Estados Unidos por possíveis violações da FCPA concluiu formalmente , Disse Vantage Drilling.
Ihab Toma, diretor executivo da Vantage, declarou: “Estamos muito satisfeitos com o encerramento da investigação do governo dos Estados Unidos sobre possíveis violações da FCPA. A Vantage tem estado, e permanece, firmemente comprometida em conduzir suas operações em conformidade com todas as leis e regulamentos aplicáveis, incluindo a FCPA. ”