Vallourec e Açotubo criam joint venture com o objetivo de produzir tubos de aço e soluções tubulares para a indústria. R$ 50 milhões serão investidos em SP e MG

Roberta Souza
por
-
08-10-2021 16:18:59
em Indústria e Construção Civil
Vallourec – aço – indústria Logo da Vallourec e Açotubo/ Fonte: Site da Vallourec

A nova empresa, denominada de Vallourec Tubos para Indústria, tem como objetivo produzir tubos de aço e soluções tubulares

A Vallourec anunciou o lançamento da Vallourec Tubos para Indústria (VTI), uma joint venture entre a sua Unidade de Tubos Trefilados e Perfilados com a Divisão de Tubos Trefilados e Peças do Grupo Açotubo. A nova joint venture de aço vai investir R$ 50 milhões nos próximos cinco anos em equipamentos, com a produção sendo realizada em duas unidades: uma em Belo Horizonte (MG) e a outra em Guarulhos (SP). Leia ainda esta notícia: Vallourec abre vagas de emprego para mecânico, ajudante, analista, estagiário e muito mais em Minas Gerais

A nova indústria da Vallourec e da Açotubo

O novo negócio da Vallourec Tubos para Indústria (VTI), terá como foco o fornecimento de tubos de aço e soluções tubulares para a indústria em geral, especialmente para os segmentos automotivo, energia, máquinas e equipamentos industriais.

Rodrigo Rennó, CEO da Vallourec Tubos para Indústria disse que: “As duas empresas têm uma grande afinidade cultural. A Vallourec reforça o seu posicionamento junto aos setores que já atende, mas ampliando o portfólio de produtos com a VTI, enquanto a Açotubo aumenta a sua participação no ramo industrial. Os processos de produção complementares e a semelhança organizacional formaram o cenário ideal para o fechamento da parceria”.

Já Bruno Bassi, CEO do Grupo Açotubo, comenta que no caso de sua empresa, a divisão de Tubos de Aço segue com o foco em distribuição e continuaremos comprando de diversos players de mercado. “A parte da Divisão de Tubos Trefilados e Peças passa a fazer parte da Vallourec Tubos para Indústria, que também poderá fornecer para a Açotubo”, ressalta Bassi.

Produção e geração de emprego

A divisão societária será de 75% da Vallourec e 25% da Açotubo em participações, sendo que a gestão será feita completamente pela Vallourec. A VTI terá sede em Minas Gerais, além de duas plantas em São Paulo, contando com mais de 500 empregados. A joint venture terá capacidade para trefilar entre 60 e 70 mil toneladas anuais de tubos com e sem costura, além das operações de corte, dobra, transformação dos tubos em peças e componentes.

O foco é o mercado nacional, mas as exportações também fazem parte do plano. “A exportação está no DNA da Vallourec e, considerando que o Brasil será o primeiro lugar no mundo onde atuaremos com os produtos que serão disponibilizados pela VTI, isso abre possibilidades lá fora também”, diz Rodrigo Rennó.

Enquanto o lançamento da VTI traz dinamismo ao mercado, os clientes também serão beneficiados. Um portfólio mais amplo reduz o esforço de compra. Além disso, a união resultará em gestão e operações otimizadas, impactando diretamente em maior agilidade e flexibilidade.

“Estamos muito felizes em contar com a expertise do Grupo Açotubo neste empreendimento, trazendo a sua cultura de excelência no atendimento aos clientes com transparência e agilidade”, declarou o executivo da VTI. “É uma honra realizar um projeto com uma empresa irmã como a Vallourec. Isso traz a segurança que o mercado precisa”, finaliza o CEO da Açotubo.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe