Vagões carregados com combustível incendiaram ontem (29) perto da Replan, a refinaria da Petrobras em Paulínia

Flavia Marinho
por
-
30-03-2021 11:42:53
em Petróleo, Óleo e Gás
incêndio - refinaria - petrobras - combustível - paulínea - rumo Incêndio em vagões próximo a reifnaria Replan da Petrobras / Fonte: reprodução Google

Fogo teria começado logo depois de explosão e não houve vítimas; Petrobras comunicou que o incêndio não prejudicou a operação na refinaria

Dois vagões com combustível incendiaram nos arredores da Replan, a refinaria da Petrobras em Paulínia (SP), no fim da manhã de ontem (29/3). Segundo a concessionária Rumo Logística, que administra as linhas férreas, ninguém ficou ferido. Após a zeragem dos impostos federais PIS e Cofins, preço do gás de cozinha atinge 120 reais

Leia também

O incêndio ocorreu em frente à Replan na Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332). Os vagões estão no sentido de Paulínia para Campinas, enquanto que a refinaria da Petrobras fica no lado oposto.

A Rumo Logística disse que as chamas começaram durante o processo de transbordo no pátio de Paulínia. “Equipes da concessionária acionaram imediatamente o Corpo de Bombeiros e a brigada responsável pelo condomínio para controlar as chamas”.

Aconteceu explosão e depois o incêndio, segundo testemunhas. No local existiam dezenas de vagões estacionados. Não houve vítimas e ainda não se sabe as causas do fogo.

Por volta de 13h, as chamas diminuíram. A brigada de incêndio da Petrobras, Corpo de Bombeiro, brigadas de incêndio da Defesa Civil e Guarda Municipal atuaram no local para controlar as chamas. Os vagões ao lado do incêndio precisaram ser resfriados para evitar que o fogo se espalhasse e ocorressem novas explosões.

Incêndio não prejudicou a operação na refinaria da Petrobras

Em nota, a Petrobras comunicou que o incêndio não ocorreu em área da estatal e nem prejudicou a operação na refinaria.

A equipe de brigada de emergência da Replan foi acionada, por volta de 11h30, para auxiliar no combate às chamas no Terminal de Carregamento Ferroviário de Paulínia.

“A emergência não ocorre em área sob responsabilidade da Petrobras. Não há impactos nem riscos à segurança das operações da Refinaria de Paulínia (Replan)”, ressaltou.

Já a prefeitura informou que a Defesa Civil verifica a possibilidade de risco para população.

As chamas geraram fumaça que pôde ser vista de cidades vizinhas, como Artur Nogueira (SP). Motoristas que trafegam pela Rodovia Zeferino Vaz também registram a cortina de fumaça.

Em nota, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que técnicos da agência ambiental de Paulínia foram ao local.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.