Início UFRGS e Ministério da Saúde estão oferecendo 200 mil vagas em cursos gratuitos para capacitar novos profissionais

UFRGS e Ministério da Saúde estão oferecendo 200 mil vagas em cursos gratuitos para capacitar novos profissionais

17 de março de 2022 às 11:39
Compartilhe
Siga-nos no Google News
capacitar-novos-profissionais - UFRGS - Ministério da Saúde - vagas em cursos - cursos gratuitos -
Diversas plataformas disponibilizam cursos gratuitos online na área de saúde – todos são de livre acesso e o aluno não paga para assistir às aulas – imagem: Freepik/Lilinz

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ao lado do Ministério da Saúde, está disponibilizando milhares de cursos gratuitos para o Programa Saúde com Agente  

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) fechou uma parceria com o Ministério da Saúde e com o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde para disponibilizar mais de 100 mil vagas em cursos gratuitos para agentes de saúde. A instituição está disponibilizando 200 mil vagas distribuídas no curso técnico em agente comunitário em saúde e vigilância em saúde com ênfase no combate às endemias.

Artigos relacionados

Saiba mais sobre as oportunidades da UFRGS em parceria com o Ministério da Saúde 

Do total de vagas abertas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pelo Ministério da Saúde, 138 mil são para agente comunitário em saúde e 62 mil para vigilante em saúde. Os cursos gratuitos compõem o Programa Saúde com Agente, que tem como objetivo gerar capacitação aos agentes comunitários de saúde, aprimorando a qualidade dos serviços de atenção primária no país.

Os dois cursos gratuitos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Ministério da Saúde serão ministrados na modalidade híbrida e contam com uma duração de 10 meses, ou seja, os alunos terão aulas em ambientes virtuais de aprendizagem além das aulas presenciais.  

Trabalhe no Setor Eólico do Brasil

O curso técnico em agente comunitário de saúde visa a capacitação de profissionais para identificar, controlar e prevenir doenças. Também foca na preparação pessoal dos alunos em ações individuais e coletivas de saúde nas mais variadas localidades do país.

Já o curso técnico em vigilância em saúde está totalmente conectado à estratégia de saúde da família, tendo em vista que a oportunidade tem como foco a formação de técnicos que possam promover saúde e combater doenças em grupos sociais mais vulneráveis.

Como se inscrever nas vagas dos cursos gratuitos online do Ministério da Saúde?  

Os candidatos interessados em se inscrever no processo seletivo dos cursos gratuitos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Ministério da Saúde devem ser agentes comunitários do SUS e possuir ensino médio completo. Aqueles que estão cursando o último ano do ensino médio ou frequentam o ensino médio no EJA também podem participar do processo seletivo.  

Os interessados podem se inscrever na página do programa preenchendo um formulário de inscrição com dados como CPF, número do cartão nacional do SUS, endereço e-mail, e vários outros. Serão necessárias informações sobre o trabalho como o tempo de experiência, município e tipo de população atendida.

Vale lembrar que, para a inscrição nos cursos gratuitos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Ministério da Saúde, serão necessários dados digitalizados e não haverá cobrança de nenhuma taxa.

Datas do processo seletivo da UFRGS  

O período de inscrição para os cursos gratuitos estará aberto do dia 14 de março a 18 de abril. O resultado preliminar desta etapa sairá no dia 9 de maio, e o período para entrar com recurso será nos dia 10 e 11.

Já o resultado final está previsto para ser anunciado no dia 23 de maio. Vale lembrar que nas duas formações será necessário contar com uma frequência mínima de 75% para conseguir a aprovação.

Relacionados
Mais recentes