Trident Energy irá instalar novo FPSO nos polos de Enchova e Pampo, na Bacia de Campos

Roberta Souza
por
-
23-08-2021 12:24:47
em Petróleo, Óleo e Gás
Trident Energy – FPSO – Bacia de Campos FPSO/ Fonte: epbr

Em 2023, a Trident Energy pretende colocar em operação o FPSO que irá operar nos polos de Enchova e Pampo, localizados na Bacia de Campos

A Trident Energy, empresa internacional de óleo e gás focada na aquisição, operação e otimização de ativos internacionais de meia-vida, anunciou que pretende colocar em operação no quarto trimestre de 2023 o FPSO que vai operar nos polos Enchova e Pampo, na Bacia de Campos. A plataforma que irá atuar nos campos terá capacidade para processar 55 mil barris por dia de petróleo. Veja ainda esta notícia: Trident Energy conclui a compra de 10 campos de petróleo da Petrobras na Bacia de Campos

O FPSO que irá operar nos polos da Trident Energy, na Bacia de Campos

Segundo o site epbr, o FPSO pretende melhorar a integridade dos equipamentos da Trident Energy, tanto topside quanto subsea, de modo a aumentar a confiabilidade no processo produtivo. Também vai ampliar as operações de produção e escoamento de petróleo, dando mais economicidade às atividades nos campos maduros. Será feita a conversão de um navio existente, de casco duplo, já que a empresa entende que não há um FPSO existente no mercado que atenda às características do projeto.

O FPSO da Trident Energy tem as seguintes características: Capacidade máxima de armazenamento de 345.000 m3 de óleo cru; Sistema Turret de ancoragem em ponto único, fornecendo capacidade total de proteção contra intempéries; Sistema de offloading em Tandem, incluindo cabo e mangote de exportação para o navio aliviador; Sistema de geração de energia para atender todas as necessidades da unidade será baseado em turbinas-geradores a gás e diesel (Dual Fuel).

Mar da Bacia de Campos sofre com vazamento de água oleosa em plataforma da empresa

A Trident Energy informou que por volta das 4:00h do dia 11 de fevereiro ocorreu vazamento de água oleosa oriunda da Plataforma Central de Enchova 1 (PCE1), localizada na Bacia de Campos. A plataforma encontra-se em operação e em condição segura.

Em comunicado a empresa ressalta que “Estima-se que um volume de 0,25m3tenha atingido o mar e a companhia prontamente enviou embarcações para o local, com o objetivo de conter e recolher o óleo. Os órgãos responsáveis já foram comunicados do incidente. A Trident está comprometida com a proteção do meio ambiente, das pessoas, das nossas operações, de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável por meio de uma gestão responsável de riscos e impactos ambientais”.

Veja ainda esta notícia: Petrobras vende campos de Enchova e Pampo, na Bacia de Campos, para a Trident Energy

A Petrobras fechou a venda dos polos Pampo e Enchova, localizados na Bacia de Campos, para a Trident Energy em junho de 2019, marcando a estreia da empresa no Brasil. A Trident acordou pagar US$ 1 bilhão pelos campos. Polo Enchova inclui os campos de Marimbá, Enchova, Bonito, Enchova Oeste, Bicudo e Piraúna e o Polo Pampo inclui os campos de Pampo, Badejo, Linguado e Trilha.

A Petrobras está tentando vender os campos de Enchova e Pampo, na Bacia de Campos, há quase um ano, quando os ativos entraram na lista de desinvestimentos da petroleira. Vale lembrar que a Petrobras está desinvestindo em ativos, visando equilibrar suas finanças e planeja arrecadar até 35 bilhões de dólares em um período de cinco anos.

O processo de venda destes ativos particularmente se tornou complexo, á medida que se trata de um campo maduro de melhor performance da lista de desinvestimentos. Em julho de 2018 os ativos chegaram a produzir juntos, quase 39.000 barris de óleo equivalente por dia. A proposta da Trident Energy ainda passará pela aprovação do conselho diretor da Petrobras. A reunião está marcada para acontecer na semana que vem.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe