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Toyota pagará multa milionária por enganar clientes.

24 de novembro de 2023 às 22:44
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A Toyota enfrentou sanções nos Estados Unidos por supostamente enganar consumidores que haviam optado por leasing ou financiamento ao adquirir veículos da marca. O valor da multa estabelecida foi de US$ 60 milhões. A penalização foi imposta após a empresa ter sido acusada de violar as leis de proteção ao consumidor.

A penalidade de 60 milhões de dólares que a Toyota terá que pagar devido às práticas inadequadas de seu braço financeiro será distribuída da seguinte maneira:

32 milhões de dólares serão destinados aos consumidores que não foram reembolsados, 9,9 milhões de dólares aos que não conseguiram cancelar suas apólices, 6 milhões de dólares para aqueles que receberam informações falsas e 52.000 dólares para os que tiveram reembolsos imprecisos.

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Os 12 milhões de dólares restantes devem ser depositados pela empresa fabricante de carros japonesa em um fundo estabelecido para auxiliar as vítimas das práticas inadequadas da agência responsável pelo leasing e financiamento dos carros da marca.

Conforme o Bureau de Proteção Financeira do Consumidor, os empregados da empresa adicionaram vários serviços aos contratos dos clientes que financiaram carros da Toyota sem o conhecimento ou consentimento dos compradores. Além disso, cometiam erros nos valores cobrados e dificultavam ou impediam a revogação das novas taxas quando os clientes tomavam conhecimento delas.

Os relatos dos clientes sugerem que a Toyota estabeleceu uma linha telefônica para que todos os cancelamentos desejados fossem solicitados, mas supostamente instruiu os funcionários a dificultar ao máximo a tarefa e, quando não houvesse saída, instruir os insatisfeitos a fazer o pedido por escrito e não mais por telefone. Essas práticas questionáveis levantaram preocupações sobre a conduta da empresa em relação aos direitos do consumidor.

Toyota é multada em US$ 60 milhões nos Estados Unidos

A montadora de automóveis Toyota recebeu uma penalidade de US$ 60 milhões do Consumer Financial Protection Bureau, que desempenha funções semelhantes às do Procon nos Estados Unidos, devido a acusações de “enganar os clientes com produtos desnecessários e difíceis de cancelar”.

A multa foi resultado de problemas relacionados aos serviços oferecidos pelo Toyota Motor Credit Corporation, uma divisão financeira da empresa encarregada de contratos de leasing e financiamento de carros da marca nos Estados Unidos, e não de problemas com os próprios carros da Toyota.

A Toyota foi condenada pelo Consumer Financial Protection Bureau, órgão dos Estados Unidos com funções equivalentes às exercidas pelo Procon, a pagar uma multa de US$ 60 milhões por, “enganar os clientes com produtos desnecessários e difíceis de cancelar”.

Fonte: Canal Tech

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