Apesar da reputação sólida da marca, consumidores relatam falhas no câmbio automático e na suspensão do modelo de SUV Toyota Corolla
Desde seu lançamento no Brasil em 2021, o Toyota Corolla Cross tem se destacado no mercado de SUVs médios. Com produção em Sorocaba (SP), o modelo chegou para competir diretamente com o Jeep Compass, líder do segmento desde 2016. Aproveitando a plataforma TNGA do sedã Corolla, o Toyota Corolla Cross oferece aos consumidores a reconhecida confiabilidade e robustez da marca japonesa. No entanto, alguns proprietários têm relatado problemas que comprometem a experiência com o veículo, de acordo com o site Auto Esporte.
Desempenho e construção do SUV
O Toyota Corolla Cross utiliza a plataforma TNGA, compartilhando diversos componentes com o sedã Corolla, incluindo motores e tecnologias de assistência à condução. Disponível com motores flex aspirados, o SUV conta com um motor 2.0 de até 175 cv e câmbio automático CVT que simula dez marchas. Nas versões híbridas, o conjunto é formado por um motor 1.8 e um propulsor elétrico, gerando 122 cv combinados.
Em abril de 2024, o modelo passou por uma atualização, ganhando um visual redesenhado, melhorias no acabamento e novos equipamentos, como a abertura elétrica da tampa do porta-malas nas versões topo de linha.
- Flagra: GAC GS3 Emzoom chega ao Brasil com 152 cavalos, 6 airbags e R$ 5,8 bilhões em investimentos para enfrentar VW T-Cross e Hyundai Creta
- China em peso! GAC Aion Y Plus chega ao Brasil: SUV elétrico com 204 cv e 500 km de autonomia; sedã Aion ES também surpreende com 4,81 metros
- Custando menos de R$ 26 mil, carro popular da Fiat desbanca modelos atuais no mercado de hatches premium com consumo de 12,4 km/l
- Mulher foi presa por usar falha em software em bomba de combustível para levar US$ 27 mil de gasolina sem pagar nos Estados Unidos
Principais queixas dos consumidores para o SUV
Apesar dos elogios ao design harmonioso, bom espaço interno e dinâmica de condução, o Toyota Corolla Cross tem recebido críticas relacionadas a problemas mecânicos e de acabamento. As principais queixas dos proprietários incluem ruídos na suspensão e mau funcionamento do câmbio automático.
Os relatos de barulhos anormais na suspensão são comuns entre os proprietários do Corolla Cross. Alexandre, de Vitória da Conquista (BA), relatou no site Reclame Aqui que seu veículo, adquirido em setembro de 2023, começou a apresentar ruídos na suspensão dianteira direita após os primeiros 5.000 km.
“Esse barulho aparece quando passo por lombadas e ruas com asfalto ruim. Levei o carro à concessionária, mas não encontraram nenhum problema e disseram que o barulho era uma característica do veículo. Fiz várias pesquisas na internet e descobri que essa reclamação é recorrente entre os proprietários do Corolla Cross e do Corolla sedã”, afirmou Alexandre.
Paulo Vianna, mecânico automotivo, explica que é necessário investigar a origem desses barulhos. “Relatos não são suficientes para um diagnóstico correto. É preciso verificar se há componentes defeituosos ou peças com folgas na suspensão, que é crucial para a segurança do veículo.”
Falhas no câmbio automático do SUV
Outro problema relatado pelos proprietários do Toyota Corolla Cross é o mau funcionamento do câmbio automático. Bruno, de São Paulo (SP), reclamou que seu veículo, com apenas 1.000 km rodados, apresentava trancos na troca da primeira para a segunda marcha.
“A troca não é suave, parece uma carroça”, relatou Bruno. A Toyota respondeu que o problema não é uma falha de produto ou montagem, mas uma característica do veículo, e realizou uma reprogramação do sistema para melhorar o desempenho.
Vianna observa que problemas no câmbio automático são preocupantes, especialmente em veículos novos. “A Toyota é conhecida por usar câmbios robustos. Esses relatos são atípicos e devem ser averiguados cuidadosamente.”
Resposta da Toyota
A Toyota respondeu às queixas através de sua assessoria de imprensa, destacando que a área de suporte técnico diagnostica e acompanha continuamente as solicitações recebidas. A empresa está à disposição para orientar sobre o correto funcionamento dos componentes, manutenção ou reparos necessários.
“A área de suporte técnico da Toyota diagnostica e acompanha continuamente as solicitações recebidas e orienta sobre o correto funcionamento do componente, manutenção ou seu reparo caso seja necessário. A Toyota segue sempre à disposição para atender seus clientes”, diz a nota oficial da montadora.
Acho a suspensão do C.Cross muito dura por conta dos Pneus 225/50 R18, o Carro sem Dúvida ficaria muito mais macio com mais Carne de Borracha em 225/60 R18 com o mesmo Nível de Calibragem dos Pneus /50 , 33/32 Lbs, Pneu maior com a mesma pressão interna dos Pneus, Sofrendo a mesma Pressão de todo Peso do carro, tendo mais carne na Altura do Pneu se Torna mais Macio para se Dirigir.
Poderia de Optar tbm por:235/55 ou/60 R18 ficaria muito mais macio ainda.
A TOYOTA DEVERIA DE OFERTAR CARROS COM OPÇÕES MAIS VARIADAS DE CORES E ELEGANTES, COMO O “VERDE DA JAGUAR, DA AUDI, BMW,( COR DE VINHO PORTUGAL, VERMELHO FERRARI etc).
É ruim imaginar q o BRASILEIRO TEM Q ENGOLIR GOELA ABAIXO APENAS AS CORES Q NOS OFERTAM Q SÃO O BASICO DE TODAS AS MONTADORAS: PRETO, PRATA, CINZA, BRANCO PEROL, BRANCO NATURAL.