O vídeo mostra o momento em que o Tesla Model S entra na via de acesso rápido e para sozinho logo em seguida, causando o acidente
Um acidente registrado por câmeras de vigilância em São Francisco, Califórnia, gerou mais uma polêmica em torno da tecnologia de direção semi autônoma dos carros elétricos da Tesla. Segundo o motorista, o piloto automático do Tesla Model S freia e para o veículo sozinho no meio da pista.
O Tesla Model S parou inesperadamente na estrada, o que levou a um engavetamento envolvendo oito veículos e ferindo 18 pessoas. O motorista coloca a responsabilidade pela confusão no sistema de piloto automático do veículo (também chamado de FSD, ou “Full Self-Driving”).
A filmagem feita pelo circuito de câmeras de segurança expõe mais detalhes da colisão, bem como os perigos da chamada “frenagem fantasma”, que ocorre quando a direção autônoma para o automóvel sem motivo aparente. Segundo a Autoevolution, esse problema, onde o Autopilot da Tesla para sozinho, já foi identificado em vários casos isolados, mas a fabricante de automóveis de Elon Musk ainda não encontrou uma solução para o mesmo.
- Carro do Ano 2025: Renault, Toyota e BMW lideram com motores a combustão, híbridos e elétricos que prometem revolucionar o mercado
- Polêmica da nova logo da Jaguar explode enquanto o Type 00 choca com design minimalista e revoluciona o luxo elétrico
- Chevrolet S10 2025 e Volkswagen Amarok 2025: Potência de 258 cavalos, alta tecnologia e disputa de R$ 300 mil no mercado brasileiro!
- Volkswagen Virtus Highline 2025 e Honda City Touring 2025: Sedãs com mais de 120 cavalos, consumo superior a 20 km/l e tecnologias de última geração!
O vídeo a seguir demonstra como, assim que entra na via rápida, o automóvel imediatamente freia e para. Uma picape conseguiu fazer o desvio, mas vários automóveis que vinham logo atrás acabaram batendo na traseira do Tesla, causando o engavetamento.
No final, segundo a polícia, 18 pessoas ficaram feridas, embora nenhuma delas tenha morrido em decorrência dos ferimentos. Um dos feridos era uma criança de apenas dois anos de idade e foi transportada para o hospital com uma escoriação no lado esquerdo do crânio, conforme relatado pela CNN.
A polícia está conduzindo uma investigação sobre mais detalhes do engavetamento e deve apresentar novidades em breve. Assista ao vídeo que mostra o momento em que o Tesla Model S para sozinho e causa o engavetamento logo abaixo.
Tesla Model S para sozinho e causa engavetamento no mesmo dia em que Elon Musk fez o anúncio de uma nova funcionalidade do sistema em versão beta
O acidente aconteceu no mesmo dia em que o criador da Tesla fez o anúncio da versão Beta da função FSD, que foi criada para aproximar os carros da Tesla da condução 100% autônoma. A decisão fez com que os especialistas em segurança no trânsito expressassem sua preocupação, pois preveem novos casos de direção imprudente utilizando automóveis Tesla como resultado da decisão.
O sistema de piloto automático da Tesla, ou Autopilot, é um conjunto de recursos avançados de assistência à condução que ajudam a manter o carro na sua faixa de rodagem, ajustar a velocidade e a distância de seguimento, e a mudar as faixas de trânsito automaticamente. Ele também pode ser usado para estacionar o carro automaticamente em espaços de estacionamento paralelos ou perpendiculares.
Vale ressaltar que os recursos de piloto automático não tornam o carro completamente autônomo, e o motorista ainda é responsável por monitorar o carro e estar pronto para assumir o controle em caso de necessidade, como foi esse caso do Tesla Model S que parou sozinho.
Além disso, o sistema pode requerer certas condições de visibilidade e uma boa geometria da rodovia para funcionar, além de precisar de atualizações regulares para continuar melhorando sua performance. Por esse motivo, a depender das investigações, o motorista também pode ser responsabilizado.