Técnico em Automação

Técnico em Automação Profissional super requisitado no seguimento industrial

Ao longo dos anos, o Técnico em Automação vem ganhando destaque incrível na indústria sendo uma das mais requisitados

A função primordial de um Técnico em Automação é reparar e manter sistemas controle computacional e dispositivos robóticos em inalações industriais e comerciais, minimizando ao extremo a intervenção humana nas atividades, amplificando a eficiência operacional.

Para exercer atividades neste ramo de trabalho, é necessário ter algumas qualificações e atribuições básicas. Segue algumas das principais logo abaixo:

  • Curso técnico ou engenharia em Automação
  • Registro no CREA ou instituição equivalente
  • Facilidade com matemática e aritmética básica
  • Curso de informatica e habilidade em lidar com softwares
  • Inglês no mínimo intermediário para lidar com manuais de fabricantes estrangeiros

Já no setor de petróleo e gás offshore, além das atribuições acima, é necessário cursos especiais para trabalhar em auto mar, como:

  • Curso  Básico de Segurança em Plataforma( CBSP)
  • Treinamento de Escape de Aeronave Submersa( HEUT)
  • Cursos de Normas Regulamentadoras( NR’s) que lhe permite trabalhar em ambientes restritos

As atividades que envolvem esse profissional, requer conhecimento em eletrônica, mecânica e computadores. A rotina envolve diagnosticar sistemas automatizados, monitoração, isola-los e reparar. Se acorrer algum problema, o técnico deve ter a capacidade de soluciona-lo se o problema for mecânico, elétrico ou do sistema de controle computacional. Uma vez diagnosticado o problema, o técnico deve reparar ou trocas componentes, tal como sensores ou fiação elétrica.

Outras atribuições de grande destaque para este profissional é a capacidade de desenvolver serviços de dimensionamento eletromecânicos, robóticos e CLP’s, reformando e construindo sistemas automatizados se o tipo de trabalho demandar.

Quanto ganha um Técnico em Automação?

Na tabela abaixo, você pode fazer a consultas de médias salarias de empresas de todos os portes, lembrando que há variações de acordo com o estado em que você mora ou país. Segue:

Média Salarial técnicoem Automação

Esse profissão é legal, não é mesmo? Eu costumo dizer que esse profissional é um dos mais completos no setor tecnológico pelo fato dele abordar questões de elétrica, eletrônica, mecatrônica e informática.  Você pode conferir outras profissões na seção Carreiras no Blog Clicando Aqui

Use o campo de comentários abaixo e deixe sua opinião. Curta a nossa FANPAGE e o nosso Grupo Oficial



Você pode gostar...

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.