TCU suspende UTC Engenharia S.A de licitações da Petrobras por um ano

Suspensa de licitações

Pena poderia ter sido a máxima, com exclusão de cinco anos sem participar de licitações da administração pública federal, mas suspensão do TCU foi de um ano.

O TCU (Tribunal de Contas da União) declarou a UTC Engenharia inidônea para participar, no período de um ano, de licitações na esfera da administração pública federal, o que envolve concorrências da Petrobras.
A empresa estava tentando sua defesa após ter sido indiciada pelas investigações da operação lava jato que encontrou fraudes nas licitações conduzidas pela Petrobras.

O principal envolvimento da empresa foi nas obras da Rnest, a Refinaria Abreu e Lima em Ipojuca/PE, pertencente a Petrobras. Apesar da empresa ter respondido em ações civis e penais, a suspensão administrativa do TCU levou como base as provas encontradas nos processos.
O ministro Benjamin Zymler, relator do TCU, tomou a decisão após analisar as propostas da empresa na licitação, mas por outro lado, levou em conta a colaboração da empresa com o poder público e o acordo de leniência assinado pela TCU.

Assim, a UTC Engenharia ficou livre da pena máxima, que era de cinco anos sem participar de licitações da administração federal, o que inclui a Petrobras, e foi declarada inidônea por um ano.

A Polícia Federal indiciou três executivos da UTC Engenharia. Os executivos Ricardo Pessoa, Ednaldo Alves da Silva e Walmir Pinheiro Santana são apontados como responsáveis pelos crimes. Todos chegaram a ser detidos pela Operação Lava Jato.

A empresa

UTC Engenharia é uma empresa brasileira de engenharia fundada em 1974. Em 1996, a UTC empregava 890 pessoas e em 2010 7,5 mil pessoas. No mesmo período, o faturamento anual saltou de US$ 80 milhões para US$ 1,5 bilhão.

As principais atividades principais são: Gerenciamento de Empreendimentos; Fornecimento e Coordenação de Engenharia Básica e de Detalhamento de Engenharia; Procurement e Suprimento de Equipamentos e Materiais (Brasil / Exterior); Construção e Montagem; Condicionamento e Comissionamento; Pré-Operação e Operação Assistida; Partida; Manutenção Especializada.

Leia também ! Petrobras concede contrato de 93 dias para GranEnergia, campanhas P-31 e P-50 !

Curso de Salvatagem + HUET

Renato Oliveira

About Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki)