StoreDot promete que seu novo conceito de bateria para carros elétricos pode ser recarregado em apenas 10 minutos, sendo mais eficiente e tendo maior autonomia até mesmo que as células da Tesla
Assim como a Tesla no ano passado, que também apresentou uma nova tecnologia promissora de bateria para carros elétricos, a StoreDot foi capaz de quebrar o padrão da Tesla e lançou a primeira célula cilíndrica 4680, que é o modelo proposto pela própria Tesla para carros elétricos. Até o ano de 2024, a empresa Israelense vem se preparando para vender a bateria em escala mundial. As amostras foram produzidas por uma fabricante chinesa, a EVE Energy, e o que difere essa bateria de tantas outras à base de grafite é o uso de nanopartículas metaloides nas células do ânodo, o que torna o processo mais rápido.
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StoreDot afirma que sua célula de bateria usa química anódica
A célula faz uso de uma química anódica, que tem como elemento predominante o silício, semelhante ao modelo aplicado anteriormente nas células “pack”, e que a célula cilíndrica 4680 faz uso da “tecnologia de aba contínua”.
O trabalho pioneiro para essas tecnologias inovadoras foi iniciado na Warwick University, no Reino Unido, com a colaboração do parceiro estratégico da StoreDot – BP. Ele foi desenvolvido ainda mais com especialistas de todo o mundo. O trabalho está coberto por cinco patentes na área de design de células e usa a tecnologia de guia contínua da StoreDot.
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O desenvolvimento da nova bateria aumenta o rendimento e aborda problemas de segurança e desempenho normalmente associados à estrutura de case rígido de células cilíndricas. Os testes nas instalações da StoreDot mostraram baixos níveis promissores de resistência interna. Amostras de células cilíndricas agora estão aumentando as linhas de produção da EVE Energy, parceira de fabricação da StoreDot na China.
Tecnologia da StoreDot baseada em modelo da Tesla para carros elétricos foi testada em celulares
A tecnologia, anteriormente testada em celulares, posteriormente foi testada em motos de pequeno porte (scooters). Segundo a StoreDot, o próximo passo para o avanço dessa tecnologia é utilizá-la em carros elétricos.
O CEO da startup, Doron Myresdorf, afirmou em um comunicado que “pela primeira vez além da inovação no laboratório, para um produto comercialmente viável e escalável para produção em massa”.
Foi publicada uma matéria no The Guardian em que a StoreDot afirma que, até o ano de 2025, as baterias irão entregar uma autonomia de 160km em apenas 5 minutos. É algo muito semelhante ao que a Tesla fez com o V3 SuperCharger. Até o momento, não se sabe muito sobre as especificações preliminares da célula, o que significa que devemos aguardar mais pesquisas.