A fabricante israelense de carregadores rápidos para baterias de carros elétricos StoreDot tem como meta atingir 160 km de alcance com uma recarga de apenas 5 minutos até 2024, e de 2 minutos em uma década
A StoreDot está desenvolvendo uma série de novas tecnologias, relatando que também está no caminho certo para seu primeiro marco – a produção de suas baterias de íons de lítio com carregamento extremamente rápidos (XFC), de anodo dominante em silício em escala até 2024, que serão capazes de fornecer 160 km de autonomia em apenas 5 minutos de carga para carros elétricos.
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Carregamento ultrarrápido da StoreDot está nos estágio finais
Paralelamente, a empresa diz que está nos estágios avançados de desenvolvimento de tecnologias de estado semi-sólido, que melhorarão ainda mais as baterias dos carros elétricos em 40% em 4 anos – fornecendo 160 km de tempo de carga em apenas 5 minutos e pronta para produção em massa até 2028. Isso será seguido por tecnologias de estado sólido completas, com uma melhoria adicional de 33%, para fornecer a faixa alvo de carga de 2 minutos até 2032.
Descrevendo este último como o objetivo final e “absolutamente ao nosso alcance”, o Dr. Doron Myersdorf, CEO da StoreDot, diz: estamos trabalhando para superar a principal barreira para a adoção generalizada de veículos elétricos – tempos de carregamento demorados e ansiedade de alcance”. Ele acrescenta que o roteiro de tecnologia da empresa se estende muito depois de 2024, “onde cada marco representa uma impressionante melhoria de desempenho – um grande impacto na experiência do motorista”.
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Entenda mais sobre as baterias de estado sólido para carros elétricos da StoreDot
A química da bateria do StoreDot, em essência, substitui o ânodo tradicional de grafite de íons de lítio por partículas de silício de tamanho nano, sintetizadas em conjunto com compostos orgânicos de pequenas moléculas. Isso resulta em um material ativo altamente potente que suporta mudanças de silício, como expansão de volume durante o carregamento da bateria dos carros elétricos, problemas de diminuição de energia, limitações de capacidade de taxa proeminentes e segurança aprimorada, afirma o site da empresa.
“O segredo está em nossa integração de composição molecular e nanopartículas, cuidadosamente montadas em uma célula de bateria XFC otimizada, alcançada ao longo de um processo de pesquisa e desenvolvimento de uma década, aplicando rigoroso aprendizado de máquina e ciência de dados baseada em IA”.
As células XFC da StoreDot estarão disponíveis nos formatos bolsa e família 4680, os formatos preferidos pela maioria dos fabricantes de automóveis globais. O trabalho pioneiro nas células foi realizado com a participação de especialistas globais de Israel, Reino Unido, EUA e China. As células ‘100in5’ já estão sendo testadas no mundo real por vários fabricantes de veículos elétricos automotivos.
Mais de 100km de autonomia em apenas 5 minutos
100in5, 100in3 e 100in2 de km por minuto de carregamento são três gerações de tecnologias StoreDot de silício dominante XFC, semi-estado sólido e estado sólido completo.
A meta da empresa até 2024 será alcançada usando baterias à base de silício com cerca de 300 Wh/kg de densidade de energia, enquanto a segunda etapa, em 2028, exigirá baterias de estado sólido com densidade de energia de 450 Wh/kg. Planejada para 2032, a bateria 100in2 marcará a transição para a era pós-lítio, com mais de 550Wh/kg de densidade de energia. Elas representam respectivamente:
- 100in5 – Mais de 100km de autonomia em 5 minutos;
- 100in3 – Mais de 100 km de autonomia em 3 minutos;
- 100in2 – Mais de 100 km de autonomia em 2 minutos.