Início AION está desenvolvendo os primeiros carros elétricos com baterias de grafeno do mundo

AION está desenvolvendo os primeiros carros elétricos com baterias de grafeno do mundo

31 de janeiro de 2022 às 11:36
Compartilhe
Siga-nos no Google News
AION - carros elétricos - baterias - grafeno -
Buick Smart Pod pode ser desenvolvido pela AION com baterias de grafeno – foto: AION

A novidade deve chegar em breve mundialmente, mas por enquanto ainda estão sendo analisadas as possibilidades. Tanto carros elétricos quanto eletroeletrônicos poderão desfrutar do grafeno

Há alguns anos vem se falando a respeito do uso de grafeno na fabricação de baterias, não somente em carros elétricos, mas também nos smartphones e dispositivos eletrônicos portáteis. Atualmente, uma série de produtos desse feitio já vem sendo fabricados com uso do grafeno. Essa tecnologia, que traz inúmeras vantagens, quando comparado ao que podemos encontrar no momento dentro do mercado, vem se destacando por ser uma das mais potentes, se tratando de carregamentos super-rápidos.

Leia também

O mundo automobilístico já busca possibilidades de usar o grafeno no conceito de mobilidade elétrica

A AION, empresa de automóvel chinesa, resolveu fazer uma tremenda e arriscada aposta na parte de mobilidade elétrica. Foi anunciado recentemente que houve a finalização e entrega de mais de 50 automóveis integrados com baterias da ‘Solid State’ na região, e agora vem a notícia da chegada do primeiro carro elétrico que fará o uso de baterias feitas de grafeno, o modelo Aion V, produzido por uma empresa do grupo chinês GAC, a AION, que é responsável por algumas linhagens de carros elétricos fabricados na China.

A AION já afirmou que a produção em massa do Aion V será a partir de setembro, garantindo a capacidade e integridade que a montadora possui em relação ao seu compromisso com o mundo automobilístico.

O grafeno tem sido bastante cogitado para ser utilizado na fabricação de baterias para carros elétricos, justamente pelo fato de permitir que o carro vá de 0 a 80% em apenas 8 minutos, como por exemplo o Aion V.

Vantagens do uso do grafeno no mercado de carros elétricos

O grafeno é um melhor condutor de eletricidade comparado ao cobre, sendo 200 vezes mais resistente que o aço, ao mesmo tempo que também é 6 vezes mais leve.

O grafeno também é um dos materiais que conseguem armazenar uma alta quantidade de energia, em um reduzido prazo de tempo, e é exatamente por isso que o carro elétrico da fabricante chinesa AION pode ser carregado a 600 A, o que dá o significado de uma carga de 80% em apenas 8 minutos, ou seja, carrega 10% por minuto.

Outras montadoras de carros elétricos e grupos de eletroeletrônicos também estão cogitando o uso de baterias de grafeno

Apesar de tudo, a fabricante chinesa não teve grandes avanços com relação à capacidade da bateria e, por isso, ainda não se pode tirar conclusões mais interessantes do que as que já foram expostas aqui.

De qualquer modo, não deixa de ser o início de algo que poderá futuramente revolucionar o atual mundo da mobilidade elétrica. Além da GAC, algumas outras montadoras estão cogitando fazer testes com o grafeno, tendo em vista que a estadunidense Tesla, de Elon Musk, também está em fase de desenvolvimento de soluções próprias, então deverá cogitar o uso dessas baterias ou o desenvolvimento de uma bateria própria.

No páreo, também está o Grupo Samsung, que segue muito interessado em integrar em suas linhas de aparelhos mobile o uso das baterias de grafeno, visando maior durabilidade de carga e alta tecnologia em seus eletrônicos.  

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes