Home > Sem categoria

SBM Offshore assina com a Petrobras o acordo de afretamento e operação do FPSO Sepetiba

Paulo Nogueira
por
-
12-12-2019 06:00:24
em Sem categoria
SBM Offshore assina com a Petrobras FPSO Sepetiba

O contrato para construção do FPSO Mero 2 assinado pela holandesa SBM Offshore com a Petrobras foi noticiado ontem, 11.

A SBM Offshore anunciou a assinatura de contratos com a petroleira estatal brasileira Petrobras para o afretamento e operação por 22,5 anos do FPSO Sepetiba, anunciou a holandesa nesta quarta-feira, 9 de dezembro. Explosão de empregos em campos terrestres de petróleo no RN, Petrobras vende 34 campos no Rio Grande do Norte para PetroRecôncavo por US$ 266 milhões

A unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás Sepetiba, antes conhecido como Mero 2, será implantada no campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, a 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro. A entrega está prevista para 2022.

A SBM Offshore está progredindo com o projeto e a construção usando seu programa Fast4Ward®, ao incorporar o novo casco multifuncional da empresa, combinado com vários módulos padronizados de topsides.

O FPSO possui capacidade para produzir 180 mil barris por dia de petróleo e comprimir 12 milhões de m3 por dia de gás natural.

Em dezembro de 2017 a estatal brasileira anunciou a venda do campo de Mero, no bloco de Libra, primeira área da partilha da produção do pré-sal do país.

O campo de Mero está localizado no bloco de Libra, operado por um consórcio liderado pela Petrobras (com 40%) e com participação das multinacionais Shell (20%), Total (20%), CNODC (10%) e CNOOC (10%). A área foi licitada pelo governo brasileiro em 2013, em contrato de Partilha de produção.

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.