1. Início
  2. / Indústria
  3. / RS – Estaleiro Detroit conclui Starnav Alpha; o oitavo rebocador entregue em um intervalo de apenas 10 meses
Localização SC Tempo de leitura 2 min de leitura

RS – Estaleiro Detroit conclui Starnav Alpha; o oitavo rebocador entregue em um intervalo de apenas 10 meses

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 01/05/2020 às 11:49
Estaleiro Detroit conclui série de 8 rebocadores para a Starnav
Estaleiro Detroit conclui série de 8 rebocadores para a Starnav
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O estaleiro Detroit no RS está entregando o último rebocador da série à Starnav Serviços Marítimos; o 8° rebocador de 80ton. de ‘bollard pull’

Foi entregue ontem (30) o rebocador “Starnav Alpha” para a Starnav, a embarcação vai operar no Porto de Rio Grande (RS). Em meio a pandemia, licenciamento de até 17 poços de petróleo avançam pela ExxonMobil, nas bacias de Campos e Santos

Leia também

Esta é a oitava e última unidade da série de rebocadores azimutais do tipo “escort tug” de 80 toneladas de “bollard pull” construídos pelo estaleiro Detroit em Itajaí (SC).

O rebocador chama atenção pela sua potência e destaca-se também pelo seu elevado nível de automação (ABCU – Automatic Bridge Centralized Control Unmanned), sistema de combate a incêndio externo FIFI 1, guincho de proa render-recovery e sistema de rádio comunicação GMDSS A3.

As dimensões da série são 32 metros de comprimento, 11.6 metros de boca, 5.43 metros de pontal e 4.10 metros de calado. Velocidade máxima de 12.5 nós.

O Starnav Alpha é o oitavo rebocador entregue pelo estaleiro Detroit. Os oito rebocadores da série Starnav foram financiados pelo Fundo da Marinha Mercante (FMM) ao custo de US$ 80 milhões e construídos pelo estaleiro Detroit em Itajaí (SC), tendo o BNDES como agente financeiro.

Com a entrega do Starnav Alpha, a Starnav chega ao número de 30 rebocadores com tecnologia azimutal em parceria com a Camorim.

Justiça proíbe que concessionárias cortem energia elétrica e água do Estaleiro Mauá

Estaleiro Mauá – Niterói (RJ) – Em meio a pandemia, as concessionárias de energia elétrica e água foram proibidas de cortar o fornecimento de energia elétrica e água do estaleiro Mauá

A decisão foi emitida pelo juiz Alexandre de Carvalho Mesquita, da 1ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio

 

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas militar, segurança, indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato com flaviacamil@gmail.com para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não enviar currículo.

Compartilhar em aplicativos