O maior motor aeronáutico com turbina e engrenagem em construção pela Rolls-Royce, vai quebrar o recorde atual fabricado pela General Electric Aviation
Na última segunda-feira (06/04) a subsidiária do grupo alemão BMW, a Rolls-Royce, anunciou que começou a montar o maior motor aeronáutico do mundo, o motor UltraFan, que combina turbina e engrenagens. A britânica tem como meta apresentar o primeiro modelo de demonstração até o fim de 2021, no que espera ser capaz de impulsionar a redução de emissões poluentes.
Leia também
- Nova turbina eólica portátil gera energia em qualquer lugar, além de poder operar em conjunto com painéis solares
- Gigante desaparecido da Ford, um caminhão de 600 cavalos movido a turbinas é reencontrado após quarenta anos
- Turbinas sem pás podem revolucionar usinas eólicas e mudar o mundo da energia renovável
- A turbina a vapor mais potente do mundo deixará as fábricas da General Electric para equipar uma central nuclear na Inglaterra
- 92 vagas de emprego de ensino médio e superior para trabalhar na multinacional General Electric hoje, 5 de abril
- Utilizando Tecnologia Mobile para a gestão do canteiro de obras
A britânica começa a contruir o maior motor aeronáutico do mundo, visando a alcançar a almejada sustentabilidade na aviação nas próximas décadas. O recorde atual pertence ao GE9X, fabricado pela General Electric Aviation, que foi criado para impulsionar o Boeing 777X.
As turbinas a gás continuarão a ser a base da aviação de longo curso por muitos anos, e a eficiência do UltraFan, que combina turbina e engrenagens, ajudará a melhorar a economia de uma transição da indústria para combustíveis mais sustentáveis, que provavelmente serão mais caros no curto prazo do que o combustível de jato tradicional. O primeiro teste de funcionamento do motor será realizado com combustível de aviação 100% sustentável.
-
Minas Gerais autoriza construção de duas pontes de concreto de 96 metros no Alto Paranaíba e 80 metros na Zona da Mata
-
Vale do Jequitinhonha ganha destaque nacional com acordo entre Serviço Geológico do Brasil e Companhia Brasileira de Lítio para impulsionar exploração mineral sustentável em Minas Gerais
-
Protocolo Digital no setor de Mineração celebra seis anos com inovação, transformação digital, serviços online, transparência pública, eficiência administrativa e modernização institucional no Brasil
-
O primeiro arranha-céu do Brasil nasceu com 12 andares, terminou com 30 e foi chamado de ‘loucura’: para provar a segurança, o dono Giuseppe Martinelli se mudou com a família para a cobertura e transformou o prédio em símbolo de São Paulo
Sobre o maior motor aeronáutico do mundo da Rolls-Royce
O primeiro módulo do projeto está em desenvolvimento no Reino Unido. O motor será a base para uma nova família de modelos UltraFan, capaz de propulsionar aviões de pequeno e grande porte, também conhecidos como aeronaves narrowbody (corredor único) e widebody (dois corredores), respectivamente.
Segundo a empresa, o objetivo é de proporcionar uma melhoria de 25% na eficiência em relação ao consumo de combustível em comparação com a primeira geração do motor Trent, também desenvolvido pela Rolls-Royce.
Alguns analistas especulam que o UltraFan, um motor que combina turbina e engrenagens, poderá ser superado por outras tecnologias de baixa emissão de carbono.
Mas a Rolls-Royce tem afirmado que as turbinas movidas a combustíveis fósseis seguirão sendo a pedra fundamental da aviação de longo percursos por muitos anos e que a eficiência do UltraFan vai ajudar na transição para combustíveis mais sustentáveis, que podem ser mais caros no curto prazo que o combustível tradicional de aviação.
Especificações do motor UltraFan, que combina turbina e engrenagens
- Fan de 140 polegadas (3,56 metros) e diâmetro total de aproximadamente 4 metros.
- Uma nova arquitetura de núcleo Advance 3, combinada com o sistema de combustão enxuta ALECSys, para oferecer máxima eficiência na queima de combustível e baixas emissões de poluentes.
- Pás do ventilador de titânio de carbono e um invólucro composto que reduzem o peso em até 680 kg por aeronave.
- Componentes de composto de matriz cerâmica avançada (CMC) que operam de forma mais eficaz em temperaturas de turbina de alta pressão.
- Um projeto com engrenagens que oferece potência eficiente para os motores de alto empuxo.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.