Gigante desaparecido da Ford, um caminhão de 600 cavalos movido a turbinas é reencontrado após quarenta anos

Flavia Marinho
por
-
02-04-2021 14:24:05
em Indústria e Construção Civil
Ford - turbinas - caminhão - Big Red Ford ‘Big Red’ / Reprodução – Via The Drive

Caminhão descartado por Henry Ford de 600 cavalos, 30 metros de comprimento e movido a turbinas é localizado 40 anos após desaparecer

Um semi-caminhão com turbinas movidas a gás, chamado Ford ‘Big Red’, foi apresentado pela montadora norte-americana em 1964 na Feira Mundial de Nova York, junto do Mustang. O gigante da Ford tem três metros de altura, aproximadamente 30 metros de comprimento e movido pelo motor de quase 600 cv de potência.

Leia também

O Ford ‘Big Red’ era funcional e agradava ao público por conta da inovação de seu motor ser praticamente um ‘experimento lunar’, com turbina a gás. Entretanto, o caminhão da Ford foi desativado após seus desenvolvedores perceberem que a tecnologia não era viável.

O que aconteceu com o caminhão Ford ‘Big Red’ nesses 40 anos?

Após ser descontinuado, o caminhão Big Red passou por vários proprietários até simplesmente desaparecer no início dos anos 1980. A própria Ford não fazia ideia do paradeiro de seu caminhão movido com turbinas a gás. Várias pessoas tentaram achar o exemplar, mas a busca perdurou por anos.

Até que os entusiastas do site The Drive acertaram ‘na mosca’ e descobram que o caminhão ainda existe e está nas mãos do atual proprietário de uma empresa chamada H&M. Ele é filho do cofundador, John Holman. E o proprietário restaurou totalmente o caminhão.

A explicação de Holman-Moody, penúltimo proprietário do caminhão Ford Big Red, se sustenta sobre a Lei norte-americana do Ar Limpo, de 1970, para reduzir as emissões de gases poluentes na atmosfera. Holman-Moody, era a antiga equipe de corrida patrocinada pela fábrica da Ford e foi desativada justamente por não atender a essa norma.

Assim, a multinacional ordenou que seus caminhões de eventos na Califórnia fossem destruídos.

Henry Ford II descartou o gigante

Ao The Drive, Moody disse que recebeu uma carta (e que afirma ainda possuir) de Henry Ford II com os dizeres: “Tudo em sua posse é seu para usar como achar melhor.” O caminhão Big Red ainda estava nas instalações da empresa na Califórnia, e a Ford voltou a procurá-lo.

“Quando eles ligaram para dizer “Ok, arranjamos um reboque para pegar o Big Red; meu pai recebeu aquela carta”, disse Holman. “E depois de Henry ter sido tão rude e desagradável, ele disse à Ford: Caia fora, o Big Red é nosso – nessas palavras.”

O

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.