1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Empresa dos EUA planeja exército de 100.000 robôs humanoides
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Empresa dos EUA planeja exército de 100.000 robôs humanoides

Publicado em 06/02/2025 às 05:28
Robôs humanoides
Foto: Reprodução

A Figure AI anuncia parceria com gigante dos EUA para fabricar 100.000 robôs humanoides em 4 anos, acelerando a revolução da robótica comercial e residencial

A empresa Figure AI acaba de anunciar a assinatura do seu segundo grande contrato, com um cliente ainda fechado em segredo, mas com um potencial transformador para a indústria.

O CEO Brett Adcock afirmou que a empresa poderá enviar até 100.000 robôs humanoides nos próximos quatro anos, com isso colocando a companhia em um patamar de relevância mundial no setor.

O segredo do novo parceiro

Embora os detalhes sobre o novo cliente permaneçam temporários, Adcock afirmou que se trata de uma das maiores empresas dos Estados Unidos.

Especulações indicam que esse parceiro poderia ser um grande varejista ou uma empresa de tecnologia com grandes necessidades de força de trabalho.

O CEO comentou que, ao focar em um número menor de clientes de grande porte, a Figure pode otimizar seus recursos e melhorar a entrega de robôs em grande escala, o que torna o ciclo de produção mais eficiente e acelera a coleta de dados essenciais para o desenvolvimento da IA.

Nosso mais novo cliente é uma das maiores empresas dos EUA. Isso nos dá potencial para envio em grandes volumes, o que contribuirá para a redução de custos e a coleta de dados de IA”, declarou Adcock em uma atualização no LinkedIn.

Progresso acelerado da Figura AI

A Figure tem se destacado por seu rápido progresso na criação e lançamento de robôs humanoides. Em apenas 31 meses após sua fundação, a empresa apresentou o Figure 01, seu primeiro modelo de robô, que operava a 17% da velocidade média de caminhada de um ser humano.

Em seguida, foi lançado o Figure 02, que alcançou uma velocidade sete vezes maior que o modelo anterior, movendo-se a 3,9 pés por segundo, ou aproximadamente 2,68 milhas por hora.

Embora a velocidade ainda não atinja o passo humano típico, a empresa segue otimista com o desenvolvimento contínuo de novos modelos, com o Figure 03 já em testes no laboratório.

O destaque vai para a utilização de inteligência artificial, que permite que os robôs da Figure se adaptem rapidamente a novas tarefas.

Adcock enfatizou que a rede neural de ponta a ponta foi um avanço importante para o novo cliente da empresa, permitindo que os robôs aprendam por si mesmos, sem a necessidade de programações complicadas.

Cada instância dessas políticas orientadas por IA em ação parece pura mágica”, afirmou o CEO, mostrando o potencial da IA ​​para transformar o setor de robótica.

A concorrência global

Robôs humanóides da China
Créditos: (Xinhua/Chen Yehua)

A indústria de robôs humanoides tem atraído grandes players, como empresas como Agility Robotics, Tesla, Unitree e Apptronik na disputa por um espaço no mercado emergente.

Além disso, o governo chinês demonstrou um grande compromisso com o avanço da robótica humanóide, com empresas como a Zhiyuan Robotics (Agibot) e o MagicLab investindo pesadamente no desenvolvimento de robôs para uso industrial.

A China, por exemplo, planeja incorporar robôs humanoides em seu tecido industrial até 2027, o que representa uma grande aposta no setor.

No entanto, a Figure AI, com o anúncio do seu segundo cliente de alto perfil e a possibilidade de entregar 100.000 unidades, pode estar se posicionando à frente de muitos concorrentes, especialmente no mercado comercial.

  • Reação
  • Reação
3 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x